A Associação dos Engenheiros da Petrobrás – AEPET – é uma sociedade sem fins lucrativos, fundada em 1961. Originalmente, chamou-se Associação dos Engenheiros da Petrobrás nos Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara (AEPERG).

Entre os seus objetivos estatutários estão a defesa do monopólio estatal do petróleo, da PETROBRÁS – como sua única executora – e do seu corpo técnico. A AEPET compreende que o setor petróleo – pelo seu expressivo significado econômico e tecnológico – deve ser um indutor do desenvolvimento nacional. Dentre outras linhas, através de investimentos na formação de especialistas, na aquisição de bens e serviços no País e na promoção de pesquisas, inclusive de sucedâneos para os derivados de petróleo.

Pelas características da economia mundial, a AEPET também compreende que a Petrobrás deve se fortalecer como uma empresa de energia.

Entretanto, a ação que o governo brasileiro imprime no setor do petróleo permitindo, e até mesmo estimulando a venda no exterior desse bem produzido no Brasil, não leva em conta que as reservas nacionais são relativamente modestas e não há perspectivas geológicas de que sejam ampliadas significativamente. Todos sabemos que o petróleo é um produto não renovável, cujo consumo em breve ultrapassará a produção mundial, levando o seu preço às alturas. Ante a espantosa incúria governamental cabe a todos brasileiros retornar ao lema “O Petróleo é Nosso!”.

Em linhas gerais constitui uma das preocupações da AEPET mobilizar e unir as organizações que buscam a soberania plena e a independência econômica brasileira dentro de um regime democrático e com justiça social.