Reunião da Diretoria e Conselho
Dia 05/01/2016 às 16hs00 até 18hs00.
Participantes: Admilson, Salmeron, Nogueira, Raminelli, Vasco, Jorge Gomes José Elpidio, Vicente
Informes: a) No discurso de entrega dos títulos de sócios honorários aos senhores Aristeu de Almeida e Ailton Daltro Fernando Alcoforado arguindo a crise instalada no país defendeu uma linha politica diversa das existentes e que chamou de 3ª via; b) Admilson voltou a comentar a necessidade de instalação de um Fórum para debater o momento da engenharia e outros temas importantes para a nação e citou as entidades: (deveremos reunir o maior numero de entidades e pessoas, que tenham credibilidades e não necessariamente estão nas entidades num fórum aqui em Salvador (CREABA; Clube de engenharia; Sindicatos dos Engenheiros; IRAE; ASTAPE; sindicatos como catalisar esse processo sem ferir suscetibilidades) ; C) Entrevista do ex-diretor da Petrobras Guilherme Estrela à AEPET que diz: retirar a engenharia básica do Cenpes é um retrocesso; d) Eleição do CA: registramos que Edson Almeida possui um candidato; Marcos André possui também um candidato e Guilherme Vasconcelos sócio da AEPET também é candidato.
1) Previsão orçamentaria e assembleia ordinária para prestação de Contas de 2015 Comunicação: Vasco resgata a questão da dificuldade em se comunicar com os associados e aponta a necessidade de contratar um especialista; Jorge comentou que deveríamos retornar a questão dos grupos focais. O objetivo daqueles grupos era investigar a questão ineficiência da comunicação e não sabemos porque o grupo criado parou o projeto. Admilson Sugere rediscutir em reunião da Diretoria a forma de enfrentar essa questão. a) A contabilidade através a contabilidade deverá apresentar previamente o balanço de 2015 para a Diretoria de Patrimônio que apresentará ao conselho Fiscal para avaliar. Aprovada a inclusão na previsão orçamentária de 2016 custos com visitas as unidades sediadas na Bahia para interagir com as gestões e com associados. Será também avaliada audiência com a gerente do Compartilhado. A data limite estatutária é de 28/01/2016 Vasco ficou de previamente definir a data da assembleia;
2) Petros: Jorge comentou a decisão do CNPC em mudar o enfrentamento da insolvência dos planos de Previdência Complementar; com as novas regras a nossa interpretação é que procura atender os segurados que optaram pelo CD porque o BD pode arguir na justiça a aplicação do Regulamento original ou o da entrada; Vasco ressalva que a estrutura de Poder da previdência Complementar (as entidades de previdência e patrocinadora) desenvolve uma política de proteger os beneficiários que optaram pelo plano CD, quando a patrocinadora lava as mãos dos déficits. Até quando eles manterão isto? Por outro lado a FIDEP – Fórum Independente em defesa dos Fundos de Pensão criticou as mudanças e o Postalis não assinou o documento da FIDEP. Jorge também não entendeu o documento das FIDEP.
3) Jorge volta a comentar as 14 razões porque a Petrobras deve ser a operadora única e o contraponto da AEPET ao PLS 131 do senador Jose Serra que saiu no AEPET noticias, importante documentos com argumentos contra o PLS 131/2015; Sobre op PNG critica os princípios norteadores do mesmo porque não mantem a força de trabalho e fala em desinvestimento e prioriza rentabilidade esquecendo o valor estratégico da Petrobras;
4) Sobre as reuniões e decidimos alterar e doravante as reuniões serão as terças feiras (a cada 15 dias) às 17hs ad referendam dos ausentes: Augusto Câmara, Eluzai, Jose Augusto e Tales. Ressalve-se que no planejamento passado haveria no quadrimestre uma reunião aos sábados assunto não abordado, portanto vamos tentar esse ano usar esse expediente, pois foi usado somente uma vez.
5) Sobre o documento elaborado por Felipe Coutinho, Vicente fará comentários e apresentará em reunião da AEPETBA. Vicente acrescentou que os Diretores e conselheiros se apoderem das questões da Geopolítica – essa iniciativa de Vicente poderá ser um veiculo de comunicação, pois polemiza um documento de envergadura nacional e que deverá ser consolidado na Diretoria da AEPETBA .
6) Ficou no ar qual seria o Perfil da divida da PETROBRAS. A AEPET deverá discutir esse tema para se contrapor a política entreguista do PNG.
Próxima reunião: 21/01/2016; horário às 17hs.