A nova diretoria eleita da AEPET-BA convida as entidades representativas dos empregados ativos, aposentados e pensionistas para participarem da reunião do Fórum Baiano em Defesa da Petrobrás, da Petros e da AMS, que acontecerá nesta segunda-feira, a partir das 18h, de forma virtual pelo aplicativo Zoom.  Esta é a primeira atividade da diretoria que assumiu ontem (21/01).

As entidades devem solicitar a inscrição para participar da reunião pelo e-mail bahia@aepet.org.br

Devido às inúmeras reclamações dos companheiros petroleiros, principalmente aposentados, que foram surpreendidos no mês de janeiro com descontos abusivos nos demonstrativos do plano de saúde, a AEPET-BA vai propor ao Fórum que inclua a AMS como bandeira de luta. O objetivo é a defesa irrestrita do plano de saúde dos petroleiros, que está seriamente ameaçado pela direção da Petrobrás. Se nada for feito para resolver a situação, muitos aposentados e pensionistas não terão condições de custear o benefício.

Nos demonstrativos de janeiro, os descontos aparecem com diferentes rubricas e na maioria dos casos, ultrapassam o que foi acordado no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) pelas Federações dos Petroleiros (FUP e FNP). É bom lembrar que o ACT alterou a tabela do custeio que agora é 60% (Petrobrás) e 40% trabalhadores. Até o ano passado, era 70%x30%. A Petrobrás também mudou o índice base para os reajustes na contribuição dos beneficiários do plano de saúde para o VCMH (índice da Variação do Custo Médico Hospitalar), que terá reajuste em março.

A situação é muito grave. Pedimos aos companheiros para que verifiquem detalhadamente os demonstrativos. Em caso de dúvida, devem procurar a AEPET-BA e encaminhar as reclamações à Ouvidoria-Geral da Petrobrás.