Os beneficiários da AMS, em especial os aposentados e as pensionistas, continuam tendo descontos indevidos nos contracheques

Desde janeiro, os beneficiários do plano de saúde AMS denunciam descontos abusivos nos contracheques. São valores altíssimos e o que sobra depois dos descontos não dá para o sustento das famílias. Essas medidas da Petrobrás são adotadas em plena pandemia quando os aposentados e pensionistas mais precisam do plano de saúde e de recursos para enfrentar a doença.

Segundo a Federação  Nacional dos Petroleiros (FNP), a empresa informou, na reunião, do dia 03/02, que em alguns casos, no saldo devedor da AMS e do Benefício Farmácia (BF), foram cobrados dívidas anteriores desde o ano de 2017. A gerência do RH tentou justificar o saldo por conta da antiga limitação de 13%, na margem consignável, que fez gerar o acúmulo. Agora, com a implantação da margem da AMS com limite de 30%, conforme acordado no ACT vigente, a Petrobrás e a Petros estão efetivando descontos abusivos, sem conseguir esclarecer para os aposentados e o pessoal da ativa a origem desses descontos. Não estão claros, os critérios, motivos, a razão e o período dos débitos que estão sendo cobrados nos contracheques. Em outras palavras, a situação dos beneficiários só piora.

A categoria precisa saber o que está ocorrendo e o que está sendo feito pelas entidades de petroleiros que integram o Fórum Baiano em Defesa da Petrobrás, Petros e AMS para barrar os descontos indevidos.

Na Live que acontecerá, na segunda-feira (08/02), às 16h, transmitida pelo canal do Youtube e pela página do Facebook da AEPET-BA, serão esclarecidas todas as dúvidas relacionadas aos descontos abusivos e irregulares cobrados pela Petrobrás.

Foram convidados para participar da Live, o Secretário-Geral da FNP, Adaedson Costa, e o aposentado da Petrobrás, Angelo Cataldo. Os mediadores serão o presidente da AEPET-BA, Marcos André dos Santos e o presidente da ASTAPE-BA, Mário Eugênio.

Encaminhem suas dúvidas para o link https://bit.ly/PerguntaLIVE para serem respondidas durante a Live.