“Saúde emocional dos aposentados e pensionistas. Cuidar do corpo é cuidar da alma” é o tema do próximo evento virtual promovido pela AEPET-BA, na quinta-feira (30/09), às 18h30, pelo canal do Youtube e página do Facebook.  A Live integra a programação do Setembro Amarelo, mês dedicado às campanhas de prevenção ao suicídio.

A Live terá a participação da presidenta da Associação Nacional de Gerontologia/ANG, Marta Lopes Pontes, e outros profissionais da área de psicologia e serviço social. A mediação do evento contará com a participação do presidente da entidade, Marcos dos Santos, e a diretora de Comunicação, Érika Grisi.

É importante falar sobre saúde emocional dos aposentados e pensionistas, inclusive porque, várias medidas adotadas pela Petrobrás, na pandemia da Covid-19, acabam tirando o sono da categoria. Em especial, os descontos abusivos do plano de saúde AMS, que, em alguns casos, quase zeraram os contracheques da Petros. Os aposentados já sofriam com os descontos dos equacionamentos do fundo de pensão.

A entidade recebeu muitas denúncias dos aposentados e percebeu como essas questões abalaram a saúde mental dos associados. Além disso, uma pesquisa da Organização Pan-Americana da Saúde, mostrou que 10% das pessoas com idade acima de 60 anos, sofrem de depressão. E esse quadro ainda se acentua mais em pessoas acima dos 85 anos.

Experiências de vida negativas, a exemplo de: abusos e traumas, estresse, processos de luto, problemas familiares, a ideia de que não pode mais lutar por seus sonhos e o sentimento de impotência ao não conseguir executar algo que era comum quando mais jovem também impactam a vida dos aposentados.

Com a pandemia, o isolamento social, ficando longe da família também foi um fator que agravou o quadro de depressão dos idosos.

Participem, divulguem e compartilhem.