Compartilhe

O evento é organizado pela AEPET-BA. Ainda dá tempo de se inscrever

O Seminário Nacional sobre Política de Preços dos Combustíveis da AEPET acontece amanhã, sábado (06/11), das 9h às 16h. O objetivo do evento é debater e propor uma nova política de preços para os derivados de petróleo condizente com a característica de país exportador como é o Brasil.

O evento terá como palestrantes: o economista do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (IBEPS), Eric Gil; o ex-diretor comercial da BR Distribuidora, Sylvio Massa; o advogado e professor, José Augusto Fontoura Costa; os diretores da AEPET, Fernando Siqueira e Ricardo Pinheiro Ribeiro. O professor Fontoura Costa e Gilberto Bercovici lançaram o livro “Nacionalização: necessidade e possibilidades” (Contracorrente).

Foram convidados associados e representantes da AEPET nacional, dos Núcleos Regionais e das Delegacias da Associação.

No final do encontro, os participantes vão elaborar um documento com propostas para uma nova política de preços dos combustíveis, que será encaminhado à sociedade. Responsável pelo aumento dos combustíveis e gás de cozinha, a política de preços da Petrobrás, que está alinhada ao preço de paridade de importação, não leva em consideração a função social da empresa, para conter a alta nos preços dos combustíveis.

É a política que Bolsonaro insiste em manter, resultado disso, só no seu governo, a gasolina já subiu 93% nas refinarias, o gás de cozinha aumentou 100,5% e o diesel, 66,1%. Esses reajustes dos combustíveis, produtos essenciais para a vida das famílias brasileiras e a economia do país, estão pesando no bolso do trabalhador que sofre com a desindustrialização, o desemprego e o aumento da fome.

Por isso, a AEPET-BA defende que a política de preço precisa ser uma política de Estado e socialmente regulada para promover a industrialização da cadeia do petróleo, gerando desenvolvimento e mantendo a Petrobrás como uma empresa do povo brasileiro e o controle da matriz energética como condição de manutenção de nossa soberania nacional.

Preencha aqui o formulário de inscrição


Compartilhe