Contribua com doações para as comunidades pobres que foram atingidas pelas fortes chuvas no sudoeste da Bahia
A AEPET-BA solicita aos associados e amigos que contribuam com a campanha de arrecadação para ajudar as vítimas das chuvas na Bahia. Em Jequié, sudoeste baiano, são várias as famílias desabrigadas devido às fortes chuvas que provocaram alagamentos em todos os bairros do perímetro urbano e rural da cidade.
No estado, já foram contabilizadas 26 mortes devido às chuvas que elevaram os níveis dos rios que cortam as cidades do interior e deixaram um rastro de destruição nos municípios afetados. Os dados foram divulgados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), que contabiliza também 93.646 pessoas desabrigadas ou desalojadas.
30.915 pessoas perderam seus imóveis e precisam de apoio do poder público. Já o total de desalojados – que são as pessoas que também perderam os imóveis, mas foram alocadas em casas de familiares – está em 62.731.
Embora a gestão municipal esteja cumprindo o seu papel, também tem acontecido iniciativas da população seja através de ações individuais, seja através de ações coletivas de entidades, sindicatos, movimentos sociais, associações, igrejas etc. Somando-se a tais iniciativas o Movimento dos Trabalhadores por Direitos (MTD) vem realizando ações na Comunidade Quilombola do Barro Preto, atuando junto às famílias atingidas com a distribuição de sopa e mingau, arrecadação de cesta básica e material de higiene e doações de roupas, calçados, roupa de cama.
Apesar da estiagem das chuvas nos últimos dias, a região que compõe a Comunidade Quilombola Urbana do Barro Preto, como Avenida Nazaré, Rua da Linha e Betaville, seguem com níveis altos de água; deixando as localidades sem energia, sem distribuição de água e casas com risco de desabamentos. Por isso, toda ajuda com arrecadações de roupas, alimentos, cobertores, materiais de limpeza e itens de higiene pessoal, móveis, eletrodomésticos etc. será muito bem-vinda.
A AEPET-BA reforça esse apelo solidário para essas famílias, que dependem da sua ajuda para amenizar o sofrimento devido às fortes chuvas. Seja solidário e contribua com nossos irmãos baianos.
Os associados podem contribuir através do PIX 73991593126 (Léia Nascimento da Silva – telefone/celular). Também podem ser doados alimentos não perecíveis, roupas de cama, toalhas de banho, colchões, cobertores e materiais de limpeza, no Colégio Estadual Quiombola Doutor Milton Santos, na Comunidade Quilombola Urbana do Barro Preto, em Jequié.
Arrecadação em Salvador
Tem outras entidades arrecadando donativos para as vítimas das chuvas. Veja como os pontos de arrecadação na capital baiana:
- Shopping Paralela, piso L2 (próximo à praça de alimentação) ou PIX chamadasolidaria@gmail.com;
- Salvador Shopping, piso L2 (antiga loja Etna);
- Shopping Bela Vista, sistema Drive-Thru, no estacionamento G0, ao lado da entrada do GBarbosa;
- Voluntárias Sociais da Bahia – Palácio da Aclamação, Campo Grande (das 8h às 20h);
- Coordenação de assuntos indígenas. Av. Paralela – CAB (3ª avenida), nº 390, CEP: 41745-005. SJDHDS, entregas no Subsolo, procurar Gorete.
- Todos os quarteis do Corpo de Bombeiros na Bahia.
Abrace a Bahia
O Grupo Bandeirantes, em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa) e com apoio da Frente Nacional Antirracista (FNA), lançou a campanha “Abrace a Bahia”. Os interessados em contribuir com as famílias que se encontram desabrigadas e desalojadas devem efetuar doações por meio de Pix direcionado para o e-mail abraceabahia@cufa.org.br.
O dinheiro arrecadado será revertido em alimentos, itens de higiene ou qualquer outro tipo de produto que possa auxiliar as mais de 430 mil pessoas impactadas pela situação das chuvas na Bahia.
Narração: Napoleão Roque, Roquinho