Compartilhe

A AEPET-BA convoca os associados e associadas para que participem de uma reunião extraordinária, na terça-feira 16 de agosto, às 19h. A reunião será virtual por meio da plataforma Zoom, facilitando o acesso pelo celular ou computador.

Dois temas serão debatidos nesta reunião:

1) Avaliação do Seminário Brasil: Petróleo e Soberania

2) Desafios para os trabalhadores petroleiros nas eleições de 2022

Dependência econômica, dependência energética, independência política e hegemonia entre as nações foram temas de destaque no Seminário Brasil: Petróleo e Soberania. O evento teve o papel de ajudar o público a identificar informações verdadeiras e falsas sobre o setor energético. A iniciativa foi do Fórum em Defesa da Petrobrás, Petros e AMS, integrado pela AEPET-BA, ASTAPE-BA, Abraspet e Sindipetro-BA.

A abertura do seminário ocorreu no sábado (11/06), às 9h, de forma presencial, no Auditório da Abraspet, no Centro Empresarial Iguatemi. Participaram o ex-presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli (economista); e o ex-diretor de Exploração e Produção da Petrobrás, Guilherme Estrela (geólogo).

A programação incluiu mais quatro encontros sobre diversos temas relacionados ao setor energético, trazendo convidados de renome nacional como o jornalista da Telesur e diretor da TV Comunitária DF, Beto Almeida e o engenheiro Ildo Luís Sauer, professor da USP e ex-diretor Executivo da Petrobrás; a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli, e o economista, mestre e doutor pelo IE/UFRJ, Gustavo Antônio Galvão dos Santos.

Outros convidados foram o engenheiro Paulo César Ribeiro Lima, que trabalhou na Petrobrás e foi consultor legislativo da Câmara dos Deputados, e o professor Gilberto Bercovici, titular de Direito Econômico e Economia Política da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP)

O seminário foi encerrado, no dia 13 de julho, tendo como palestrantes o ex-governador e ex-senador do Paraná, Roberto Requião, que também foi prefeito de Curitiba, e o vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet), Felipe Coutinho.

Assista aqui o seminário

Eleição e seus desafios

Brasil passa por uma grave crise política, econômica e social. As políticas ultraliberais do governo Bolsonaro precariza o mercado de trabalho, destrói a renda dos brasileiros e leva a população à miséria. O número de pessoas na pobreza saltou para 19,8 milhões nas grandes metrópoles em 2021. Maior nível da série histórica do Boletim Desigualdade nas Metrópoles, estudo feito por meio de parceria entre a PUC/RS e o Observatório das Metrópoles.

No setor energético, a Petrobrás está sob ameaça de privatização e na Bahia foram vendidos, arrendados ou hibernados os ativos da empresa. Por isso, lutamos pela reconstrução da Petrobrás no Brasil e na Bahia com a retomada de todos os ativos.

Os petroleiros, principalmente, aposentados sofrem com o encarecimento e precarização da AMS e os equacionamentos da Petros. Questões que impactam diretamente na vida de empregados ativos e aposentados e que precisam ser debatidos.

A eleição de 2022 será uma das mais importantes para o Brasil. Por isso, a AEPET-BA, respeitando o estatuto que impede qualquer comportamento partidário por parte da entidade, convoca os associados para debater o processo eleitoral e o papel dos petroleiros no pleito.

Todos e todas devem se engajar e participar desta discussão. Participem, queremos ouvir suas contribuições e propostas.

 

 


Compartilhe