A partir desta quinta-feira, dia 1º de setembro, a Abraspet dará início a uma série de atividades comemorativas do seu 26º aniversário. Entre elas está uma roda de conversa ecumênica, exposição fotográfica na sede, entrevistas, exibição de filmes no auditório da entidade e um caruru.
A AEPET-BA parabeniza a entidade pela passagem de seu aniversário. Tanto a AEPET-BA quanto a Abraspet integram o Fórum em Defesa da Petrobrás, AMS e Petros, que tem desenvolvido ações importantes de resistência aos ataques da Petrobrás contra os direitos dos trabalhadores, especialmente os aposentados, e de defesa da Companhia.
Dentre as ações está a denúncia no CADE contra a Petrobrás pela venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) ao fundo dos Emirados Árabes pela metade do preço. Recentemente, os presidentes das duas entidades ingressaram, com ações populares contra a venda dos campos terrestres da Bahia: Polo Ventura e Polo Recôncavo.
Conheça a Abraspet
A Abraspet, foi fundada em 19 de setembro de 1996 e cumpre papel de referência para se conhecer muitas histórias sobre a anistia, os anistiados e suas organizações.
Criada na Bahia, atuou ativamente no movimento nacional desencadeado a partir da Lei da Anistia e da assinatura do Ato Ministerial de Reintegração dos Petroleiros Anistiados aos quadros de pessoal da Petrobras. São registros de fatos vivenciados por quem lutou para fazer valer na prática a letra da lei, muitos dos quais não estão inscritos nos compêndios da história oficial, mas que aconteceram ao longo dos últimos trinta anos em que se inscreve o capítulo da anistia, no Brasil. Na qualidade de entidade aglutinadora de anistiados políticos, a ABRASPET pautou sua atuação em defesa da causa e dos direitos dos associados e seus sucessores, prosseguindo com suas atividades e visando aprimoramento da anistia política.
A promulgação da Lei 6.683, da Anistia Política, em agosto de 1979, criou a oportunidade do reencontro e da organização dos petroleiros nos estados da Bahia, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Alagoas, Minas Gerais e Sergipe.
Parabéns, Abraspet!