Compartilhe

 

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure

Compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama são os principais objetivos do Outubro Rosa. A campanha busca proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de mais casos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2022, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Na Bahia, estimam-se 3.460 novos casos. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (INCA)

Também aqui no país, o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Sintomas do câncer de mama

As mulheres devem ficar atentas aos principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama que são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.

Por isso, é fundamental a visita, pelo menos uma vez por ano, ao ginecologista e mastologista para prevenir e acompanhar de perto, especialmente, com a realização de exames.


Compartilhe