“A Petrobrás fica no Rio Grande do Norte!”, comemorou a governadora do RN, Fátima Bezerra. A confirmação da permanência da estatal no estado foi feita pelo presidente da empresa, Jean Paul Prates, durante uma reunião nesta sexta-feira (03/02), na sede da Petrobras em Natal. Além da governadora, estavam presentes petroleiros e assessores.
O presidente também afirmou que suspendeu as transferências de funcionários da Companhia para outros estados. A notícia foi comemorada pelos trabalhadores petroleiros presentes na reunião, pois representa um alívio para muitas famílias.
Em uma clara mudança de rumo, Prates anunciou que esse será um ano de reposicionamento e reconstrução da Petrobrás.
Ao se referir ao Preço de Paridade de Importação (PPI), Prates diz que a intenção é não continuar com essa política de preços, mas que será mantida a referência internacional de preços do barril de petróleo. Ou seja, não será praticada a imposição de paridade de preços dos concorrentes, como foi feito pelo governo anterior.
Nas redes sociais, a governadora comemorou a notícia e anunciou a criação de uma nova diretoria voltada para energias renováveis, sediada no RN. “A Petrobras, além da exploração do pré-sal, do petróleo, do gás, vai se voltar agora para o campo das energias renováveis, considerando todo o desafio hoje, no mundo contemporâneo, que é a questão da transição energética. Então o presidente da Petrobras acaba de anunciar que a Petrobras não só vai se voltar para essa área, criando uma diretoria específica, mas que essa diretoria ficará sediada aqui no Rio Grande do Norte. Isso é uma conquista extraordinária para o povo do Rio Grande do Norte”, celebrou a governadora.
Prates vai visitar outras unidades da Petrobrás
Jean Paul Prates anunciou que dará continuidade às visitas as outras unidades da empresa nos estados do Amazonas e da Bahia.
A AEPET-BA aguarda com expectativa a visita de Prates ao estado para apresentar as principais reivindicações dos associados e da categoria:
– Revogação das transferências dos empregados da Bahia e os que já foram transferidos enquanto não retornem possam se apresentar na sede da Petrobrás mais próxima de sua residência.
– Suspensão das reavaliações dos empregados em situação de excepcionalidade.
– Retorno dos empregados do administrativo para o Conjunto Pituba, no Itaigara.
– Remoção imediata dos empregados da operação da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) para o Polo Bahia Terra, enquanto a Refinaria é retomada para o povo brasileiro.