Começamos 2023 com novos ares. Um ano inspirador para lutar pela reconstrução da Petrobrás e do Brasil. Depois de superada a barbárie, com a vitória de Lula para presidente do país, temos oportunidade de trazer à memória datas importantes.
Parceria entre a AEPET-BA e o Instituto de Geociências da UFBA preparou uma programação para comemorar o aniversário do curso de graduação em Geologia que este ano faz 65 anos de reconhecimento. A Escola de Geologia foi criada em 1957, inclusive, pela necessidade de geração de mão de obra para a indústria do petróleo no país e para atender a demanda da Petrobrás, criada cinco anos antes. Por isso o tema das comemorações é “65 anos da Escola de Geologia da UFBA e 70 da Petrobrás”.
A Escola de Geologia que, além de ter sido espaço de resistência contra a ditadura, preparou grandes quadros para a indústria do petróleo da Bahia, dentre eles, podemos destacar o geólogo e ex-gerente geral da Unidade de Exploração e Produção da Bahia (UN-BA), Antônio José Rivas, e tantos outros.
Outra data importante a ser lembrada, no dia 07 de julho, é a comemoração dos 40 anos da histórica greve de 1983. Então, em maio, a AEPET-BA vai iniciar o ciclo de comemorações com uma extensa programação que se estenderá até outubro, mês de criação da Petrobrás.
Essas datas servirão, ainda, de inspiração para ter mais conhecimento sobre a indústria do petróleo e o papel da Petrobrás e para reafirmarmos a necessidade de reconstrução da maior petrolífera da América Latina, que foi vilipendiada, destroçada, desorganizada e tentaram de todo modo destruir.
Junto com isso, devemos lutar pela criação do Fundo Soberano para que os recursos do pré-sal sejam destinados 75% para educação e 25% para a saúde. As universidades federais, que foram sucateadas nos últimos seis anos, com o teto de gastos, com a corrupção e com a redução de investimentos, precisam incluir essa reivindicação nas suas agendas.
É importante a participação dos associados da AEPET-BA, estudantes, professores (as), petroleiros (as) e público em geral nas atividades programadas para incorporar a luta pela reconstrução da Petrobrás em todos os âmbitos.
Programação
Segunda-feira – 29/05, às 14h, abertura do curso “Introdução à Geopolítica do petróleo”, no auditório B, do Instituto de Geociências, no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O curso vai até o dia 02 de junho, com aulas das 14h às 18h. Gratuito!
Segunda-feira – 29/05, às 18h, comemoração Dia do Geólogo. Entrega de placas ao geólogo e ex-diretor de Exploração da Petrobrás, Guilherme Estrella. Homenagens aos associados da AEPET-BA que participaram da greve de 1983.
31/05, às 18h, Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Salvador em homenagem aos 65 anos de criação da Escola de Geologia da UFBA e 70 da Petrobrás, no Plenário Cosme de Farias. A iniciativa é da vereadora Marta Rodrigues (PT).
Curso debate geopolítica do petróleo
Continuam as inscrições para o curso “Introdução à Geopolítica do petróleo” que acontecerá entre os dias 29 de maio e 02 de junho, das 14h às 18h, no auditório B, do Instituto de Geociências, no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
O curso é gratuito e será ministrado pela geóloga e vice-presidente de Comunicação da AEPET, Patrícia Laier; o geólogo e ex-diretor de Exploração da Petrobrás, Guilherme Estrella e o geólogo e ex-gerente geral da Unidade de Exploração e Produção da Bahia (UN-BA), Antônio José Rivas. As vagas são limitadas.
Podem participar do curso estudantes de graduação, professores universitários e da Rede Estadual de Ensino e profissionais das Geociências e áreas correlatas.
O evento é promovido pela AEPET BA, a Associação Baiana de Geólogos (ABG), Núcleo Bahia/Sergipe da Sociedade Brasileira de Geologia, Diretório Acadêmico de Geologia e Comissão 65 anos Geologia UFBA, com o patrocínio da Mútua- BA
Faça aqui sua inscrição