Confira a programação promovida pela AEPET-BA e pelo Instituto de Geociências para os 65 anos da Faculdade de Geologia e 70 anos da Petrobrás
As comemorações dos aniversários da Faculdade de Geologia e da Petrobrás começam nesta segunda-feira (29/05) e vai contar com a participação do geólogo e ex-diretor de Exploração da Petrobrás, Guilherme Estrella. O evento é promovido pela Associação dos Engenheiros da Petrobrás, Núcleo Bahia (AEPET-BA) e pelo Instituto de Geociências da UFBA.
A programação inicia com o curso “Introdução à Geopolítica do petróleo” que acontecerá entre os dias 29 de maio e 02 de junho, das 14h às 18h, no auditório B, do Instituto de Geociências, no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Guilherme Estrela, o geólogo Marco Machado e a geóloga e vice-presidente de Comunicação da AEPET, Patrícia Laier vão ministrar o curso que é gratuito.
Em comemoração ao Dia do Geólogo, no dia 29 de maio, a AEPET-BA vai homenagear Guilherme Estrella com a entrega de uma placa. Também serão homenageados os petroleiros que participaram da histórica greve da categoria, em 1983, por exemplo, Germino Borges, que era presidente do Sindipetro nesse período. No dia 07 de julho, a greve completará 40 anos. A atividade acontece no Clube 2004.
Na sexta-feira, 02 de junho, às 14h, o geólogo e ex-gerente geral da Unidade de Exploração e Produção da Bahia (UN-BA), Antônio José Rivas, estará na mesa redonda com o tema “Impactos econômicos da saída da Petrobrás nos campos terrestres da Bahia”.
Finalizando a programação, na quarta-feira, 31 de maio, às 18h, ocorrerá uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Salvador em homenagem aos 65 anos de criação da Escola de Geologia da UFBA e 70 anos da Petrobrás, no Plenário Cosme de Farias. A iniciativa é da vereadora Marta Rodrigues (PT).
A Escola de Geologia foi criada em 1957, inclusive, pela necessidade de geração de mão de obra para a indústria do petróleo no país e para atender a demanda da Petrobrás, criada cinco anos antes. O tema das comemorações é “65 anos da Escola de Geologia da UFBA e 70 anos da Petrobrás”.
“O debate será em meio às discussões da agenda da Petrobrás sobre transição energética e a defesa dos recursos do pré-sal para a educação e saúde, temas importantes para o futuro do país. Assim, o objetivo da programação é ampliar o conhecimento sobre a indústria do petróleo e o papel da Petrobrás para reafirmar a necessidade de lutar pelo retorno da empresa à Bahia e pela sua reconstrução”, afirma o presidente da AEPET-BA, Marcos André.
Conheça os palestrantes do curso:
Guilherme Estrella: formado em 1964 pela Escola Nacional de Geologia (atual UFRJ), pertence à primeira geração de geólogos no Brasil. Ingressou na Petrobras em 1965, onde ficou praticamente toda sua carreira profissional, atuando no Brasil e no exterior. Dentre suas descobertas, destacam-se as reservas de óleo e gás natural do pré-sal, nas bacias de Campos (RJ) e Santos (SP). Seu desenvolvimento profissional se funde com a história da Petrobras.
Marco Machado: Graduado geólogo em 1978 e mestre em estratigrafia em 1994 pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Autor do livro “Pré-sal: a saga: a história de uma das maiores descobertas mundiais de petróleo” (2018), trabalhou por 37 anos na Petrobrás na área de exploração. Atuou no exterior na região do sub-andino boliviano e na subsidiária da Petrobrás sediada em Houston (Texas). De 2001 a 2013, trabalhou na equipe de geocientistas à frente das grandes descobertas do pré-sal da Bacia de Santos.
Patrícia Laier: Graduada em Geologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ-1998); especialista lato-sensu em Petrofísica, através de convênio entre a Petrobrás e a Fundação Gorceix da Universidade Federal de Ouro Petro (UFOP-2004); e mestra em Ciências da Terra Aplicadas/Engenharia de Petróleo/Geologia de Reservatório, na Universidade Tecnológica de Delft (TUDelft-2014) nos Países Baixos. Atualmente é vice-diretora de Comunicação da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET).