• FALE COM A DIRETORIA DA AEPET BAHIA
  • (71) 3012-4172
  • (71) 9 8356-8081
  • bahia@aepet.org.br

AÇÕES JUDICIAIS

Envie suas dúvidas sobre as Ações jurídicas da AEPET-BA para nosso e-mail juridico@aepetba.org.br

Pesquisa do Divast/Cesat investiga saúde no ambiente de trabalho dos petroleiros na Bahia

Pesquisa do Divast/Cesat investiga saúde no ambiente de trabalho dos petroleiros na Bahia Informações bastante relevantes foram tratadas no 8º bate-papo da AEPET-BA com os trabalhadores do Torre Pituba, sede administrativa da Petrobrás, que fica em Salvador, na noite desta…

Últimos dias para Participar! Abaixo-assinado: Contra o retorno ao trabalho presencial na Petrobrás

Prezados Petroleiros e Petroleiras​,   Participem do abaixo-assinado organizado pela AEPET-BA. Vamos mostrar a nossa indignação contra a decisão da Petrobrás de retornar ao trabalho presencial, a partir de 01 de outubro, do regime administrativo. A pandemia da Covid-19 continua,...

Petroleiros baianos preocupados com o retorno ao trabalho presencial

Os empregados do setor administrativo, lotados no Torre Pituba, em Salvador, ficaram indignados com o anúncio sobre o retorno “em ondas” ao trabalho presencial, a partir de 01 de outubro, na Petrobrás. Eles estão em regime de teletrabalho desde o…

Petrobrás decide antecipar transferências e pressiona empregados do Torre Pituba

Em Salvador, os empregados do administrativo do Torre Pituba que tiveram descontinuada a situação de excepcionalidade, denunciaram casos de abuso de poder por parte do RH da Petrobrás, nos últimos dias. Existe a desconfiança de que a situação se agravou…

Parceria jurídica em defesa dos interesses dos associados: conheça as teses de recomposição e indenização para os empregados ativos e aposentados

Em uma parceria celebrada entre a AEPET-BA e o escritório de advocacia Fernandes Advogados Associados, representado pelo advogado José Tuany Menezes, propomos o ajuizamento coletivo, ou seja, via associação, de duas ações contra a Petrobrás em defesa dos interesses diretos...

Saiba como garantir o direito à revisão do FGTS

A assessoria Jurídica da AEPET-BA vai ajuizar ação civil pública, no Judiciário, para reaver a correção monetária do saldo das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A questão foi aprovada pelos associados, no dia 31/05, nas…

Empregados do Conjunto Pituba se reúnem com a diretoria da AEPET-BA na quinta-feira (12/08)

Nesta quinta-feira (12/08), às 19h, a diretoria da AEPET-BA realiza um novo bate-papo com os empregados do Conjunto Pituba. Esse é o 7º bate-papo em três meses, o encontro virtual acontece por meio da plataforma Zoom.  Os empregados acompanham a…

Torre Pituba: Fórum Nacional em Defesa da Petrobrás é acionada para acompanhar processo de desativação da sede administrativa

Recentemente, em comunicado interno, a Petrobrás informou aos trabalhadores do Conjunto Pituba que irão ocupar um novo espaço de coworking, em Salvador, no retorno gradual ao trabalho presencial em atividades administrativas. Segundo a empresa, os trabalhadores deverão retornar, a partir…

AEPET-BA ajuíza ação para impedir transferência dos petroleiros lotados no TORRE PITUBA em Salvador (BA)

A assessoria jurídica da AEPET-BA ajuizou uma Ação Civil Pública, na Justiça do Trabalho da Bahia contra a Petrobrás, na segunda-feira (26/07). A ação busca coibir a transferência compulsória dos trabalhadores lotados no Conjunto Pituba, em Salvador, para outros estados…

AEPET-BA vai denunciar Petrobrás ao MPT-BA por descumprimento de acordo

Acontece hoje (13), às 14h, a audiência de mediação com os procuradores do MPT-BA e os representantes do Núcleo Bahia da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET-BA), por videoconferência. A entidade denunciará a Petrobrás pelo descumprimento do acordo assinado com…

Urgente: associados do Conjunto Pituba devem encaminhar documentos até segunda-feira (12)

Audiência de mediação com o MPT-BA acontece nesta terça-feira (13/07), às 14h A AEPET-BA pede aos trabalhadores do Conjunto Pituba que enviem os relatos que provam as irregularidades cometidas pela Petrobrás durante o processo de desativação da unidade administrativa, localizada…

MPT-BA transfere audiência com a AEPET-BA para terça-feira 13 de julho

A procuradora do Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT-BA), Séfora Char, remarcou para a terça-feira, 13 de julho, a audiência com a AEPET-BA para apurar as denúncias contra a Petrobras. A audiência aconteceria no dia 06 de julho.  O…

Associados aprovam ações no Judiciário baiano para garantir direitos dos empregados da Petrobrás

Com a participação ativa dos associados, a AEPET-BA realizou cinco Assembleias Gerais Extraordinárias (AGEs), na noite de segunda-feira (31/05/2021). Devido à pandemia da Covid-19, as assembleias foram realizadas tanto no formato virtual como no presencial, a fim de facilitar a…

Jurídico: saiba como garantir o direito à correção do FGTS

Para garantir o direito dos associados, a assessoria Jurídica da AEPET-BA deverá ajuizar ação civil pública, no Judiciário baiano, para a correção monetária do saldo das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Estava marcado para o…

AEPET-BA convoca os associados a participarem de assembleias gerais na próxima segunda-feira (31/05)

A diretoria da AEPET-BA convoca os associados a participarem de assembleias gerais, na segunda-feira (31/05), a partir das 17h. Ao total, a diretoria fará cinco assembleias com intervalo de 10 minutos cada uma. Os editais, com a convocação para cada…

Jurídico: convênio facilita revisão da aposentadoria dos associados da AEPET-BA

A AEPET-BA assinou convênio com o escritório de advocacia José Henrique Coelho Advogados Associados especializado em revisões previdenciárias relacionadas à categoria petroleira. Dentre as revisões que atualmente beneficiam os sócios podemos citar a chamada “revisão da vida toda”. No dia…

AEPET-BA denuncia Petrobrás por violação de acordo assinado com o MPT-BA que garante a permanência de petroleiros lotados no Conjunto Pituba

Em denúncia encaminhada ao Ministério Público da Bahia (MPT-BA), a AEPET-BA acusa a Petrobrás de descumprir cláusulas do acordo assinado em 17 de dezembro de 2019, que assegura a permanência de petroleiros lotados no prédio administrativo do Conjunto Pituba, em…

AMS: Justiça barra novo plano de saúde

FNP obtém Tutela de Urgência que garante regramento da antiga AMS Na quarta-feira (21/04), a Justiça do Trabalho – Tribunal Regional da 1° Região, através da juíza Marcela de Miranda Jordão deferiu uma Tutela de Urgência, em ação civil pública,…

Conjunto Pituba: Petrobrás recua sobre APT e mantém pagamento retroativo aos empregados em situação de excepcionalidade

A medida é vista como vitória dos trabalhadores na luta contra o fim das atividades da empresa na Bahia Um dia após a reunião virtual com a AEPET-BA, os trabalhadores em situação de excepcionalidade lotados na sede administrativa da Petrobrás,…

AEPET: Supremo Tribunal Federal garante nossos direitos em âmbito nacional

Decisão STF consolida uma de nossas vitórias junto ao Poder Judiciário. A assessoria Jurídica da AEPET comunica que a decisão do STF que reforçará, doravante, a atuação nacional das entidades associativas (AEPET, APAPE e demais Filiadas da FENASPE), beneficiando todos…

AEPET-BA pede medidas ao presidente da Petros para atenuar os efeitos dos empréstimos

No auge da pandemia da Covid-19, a Petrobrás alterou, unilateralmente, o regulamento do plano de saúde AMS, prejudicando ativos e aposentados. Por conta disso, os beneficiários vêm sofrendo descontos abusivos nos contracheques da Petros desde janeiro deste ano. Os mais…

AMS: ação no Judiciário baiano contra a Petrobrás e Petros por descontos abusivos

A Petrobrás continua aplicando descontos abusivos referentes ao plano de saúde AMS, nos benefícios dos trabalhadores da ativa e aposentados. Essa medida provocou a redução brusca de salários e proventos, em alguns casos, comprometendo até 90% da renda dos trabalhadores….

AMS: Petrobrás aplica reajuste exorbitante no plano de saúde dos beneficiários

Em março, a Petrobrás aplicou reajuste de 12,5% na tabela de grande risco da AMS referente ao Índice da Variação de Custo Médico-Hospitalar (VCMH). O índice foi uma das condições impostas pela Petrobrás para fechar o Acordo Coletivo de Trabalho…

Petros deve respeitar margem de 13% para cobrança da AMS

Nos dois primeiros meses deste ano, valendo-se do ACT, a Petros colaborou com a Petrobrás e descontou valores abusivos relacionados à AMS. A AEPET-BA, com base na cláusula 34 do mesmo Acordo, notificou o presidente da Petros, Bruno Dias, para…

Justiça do Trabalho do Rio confirma vitória dos trabalhadores contra o Plano de Resiliência

Ação da FNP garante devolução de valores retidos relativos ao período de 1 a 18 de abril do ano passado, que a empresa se negou a devolver por força da decisão liminar. O pagamento será realizado no contracheque de 10/02….

ASSEMBLEIAS GERAIS DA AEPET-BA – CONVITE AOS ASSOCIADOS

AEPET-BA convoca associados para assembleia na quinta-feira A diretoria da AEPET-BA convoca os associados e as associadas para participarem de uma assembleia presencial, na quinta-feira 21/01, na Av. Tancredo Neves, nº 2227, Condomínio Salvador Prime, sala nº 1212, Caminho das…

FNP: ação civil pública contra a Petrobrás busca reparar danos causados contra os participantes da Petros

A ação civil pública que foi promovida pelos sindicatos filiados à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), cujo objeto é um pedido de indenização por dano moral em favor dos participantes do plano Petros, repactuados e não repactuados, que estão pagando…

Em defesa das nacionalizações e reestatizações

Nunca é demasiado recordar que a Petrobrás é fruto de uma das maiores campanhas de mobilização popular ocorridas na história brasileira, a Campanha “O Petróleo é Nosso”. A proposta de criação de uma empresa estatal com monopólio sobre a indústria…

AEPET-BA disponibiliza assessoria jurídica para associados do Torre Pituba

A diretoria da Associação dos Engenheiros da Petrobrás Núcleo Bahia (AEPET-BA) assinou contrato, na área jurídica, com um escritório para atender as demandas dos associados empregados da ativa, que estavam lotados no Torre Pituba até o dia 01/12/2019. Além das…

Assessoria jurídica encaminhou notificações extrajudiciais aos presidentes da Petrobrás e Petros

A assessoria jurídica da AEPET-BA encaminhou notificações extrajudiciais aos presidentes da Petrobrás e Petros, nos meses de junho e julho. Foram duas intimações ao presidente da Petros, Bruno Dias, e uma ao presidente da Petrobrás, Roberto Castello Branco. Esses documentos…

Assessoria Jurídica da AEPET-BA analisa as atuais possibilidades judiciais contra a PETROBRÁS/PETROS

A AEPET-BA tem recebido inúmeros questionamentos em relação às notícias que circulam pela internet sobre os advogados que ingressam com ações individuais contra a PETROBRÁS e a PETROS, interpelando o pagamento dos déficits dos Planos PETROS. Sabemos da urgência e…

PED-2015: AEPET-BA notifica extrajudicialmente o presidente da Petros por cobrar parcelas de resíduo suspensas por liminares

NOTIFICAÇÃO PETROS PED 2015 Uma notificação extrajudicial foi encaminhada ao presidente da Petros, Bruno Dias, pela Assessoria Jurídica da AEPET-BA, pedindo que ele se abstenha de cobrar o pagamento do resíduo do PED-2015 suspenso por liminares. Caso contrário, a associação…

AEPET-BA encaminha notificação extrajudicial ao presidente da PETROBRÁS por desocupação do Torre Pituba, em Salvador

NOTIFIC PETROBRAS TORRE PITUBA A assessoria Jurídica da Associação do Engenheiros da PETROBRÁS Núcleo Bahia (AEPET-BA) encaminhou NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL ao presidente da PETROBRÁS, Roberto Castello Branco, em junho de 2020, solicitando que mantenha o contrato de arrendamento do Edifício Torre…

Assessoria Jurídica da AEPET recomenda não aceitar proposta da Petros sobre pagamento do resíduo do PED-2015 suspenso por liminar

Na semana passada, a AEPET-BA usou as redes sociais para reafirmar sua posição de que os participantes não devem optar pelas formas de pagamento do resíduo do PED 2015, suspenso por liminares, exigidas pela Petros. Mesmo assim, muitos associados e…

AMS: AEPET vai à Justiça para manter desconto em folha

Se for condenada, Petrobrás terá de indenizar  por transtornos causados aos trabalhadores. Caros petroleiros, aposentados e da ativa. A AEPET, em parceria com outras entidades, irá impetrar ação na Justiça com o objetivo de obrigar a Petrobrás S.A a manter...

RESULTADO DA ASSEMBLEIA PARA AÇÃO JURIDICA DO IRPF – 21/11/2019

A AEPET-BA impetrará ação jurídica visando isentar os seus associados da incidência de IRPF sobre as contribuições extraordinárias de agora e do passado. Pois essa conduta da Receita Federal é abusiva e injustificável além de pagarmos o equacionamento assassino ainda…

Relatório do andamento das ações judiciais do contrato FENASPE

Caros Associados, Publicamos a relação da ações jurídicas que a AEPET é autora ou compartilha a autoria  com outras entidades. Observar que a atualização é de 25/7/19, divulgação do advogado César Vergara Relatório do andamento das ações judiciais do contrato FENASPE