• FALE COM A DIRETORIA DA AEPET BAHIA
  • (71) 3012-4172
  • (71) 9 8356-8081
  • bahia@aepet.org.br

AMS SAÚDE E PETROS

Criamos essa área para para facilitar o acesso a informações da AMS/Saúde e PETROS para a Categoria Petroleira. Aqui vocês encontra Notícias, Informações e Acesso direto para o site oficial da AMS Saúde e da PETROS.

ACESSE O SITE DA AMS AQUI!

ACESSE O SITE DA PETROS AQUI!

Notícias Sobre AMS e PETROS

Não vote nas eleições da APS

Entidades dos petroleiros, como a FNP, lançaram um vídeo para explicar os motivos pelos quais os (as) trabalhadores (as) petroleiros (as) ativos e aposentados não devem votar nas eleições da APS e o processo que está em curso para a...

Diga não às eleições da APS

As entidades de petroleiros estão atuando conjuntamente e em várias frentes para suspender as eleições dos Conselhos da Associação Petrobrás Saúde (antiga AMS), cujas inscrições foram prorrogadas pela Petrobrás até o dia 15/09.  As eleições são uma tentativa da empresa…

Petrobrás decide antecipar transferências e pressiona empregados do Torre Pituba

Em Salvador, os empregados do administrativo do Torre Pituba que tiveram descontinuada a situação de excepcionalidade, denunciaram casos de abuso de poder por parte do RH da Petrobrás, nos últimos dias. Existe a desconfiança de que a situação se agravou…

Em Salvador, Justiça do Trabalho determina respeito a margem consignável de 13% referente ao desconto da AMS

Os aposentados e pensionistas baianos comemoram uma importante vitória. Na quarta-feira, dia 25 de agosto, o juiz da 18ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, José Arnaldo de Oliveira, deu ganho de causa ao Sindipetro-BA na ação…

Petrobrás decide fechar Torre Pituba e manterá contrato de locação com a Fundação Petros

A Petrobrás irá desembolsar muito mais recursos com o fechamento do prédio Torre Pituba, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, 1113, em Salvador, pagando o aluguel à Fundação Petros, proprietária do imóvel. O contrato de locação é de longo prazo. Enquanto…

Live: ex-conselheiros Ronaldo Tedesco e Marcos André falam sobre seus mandatos na Petros

Live: ex-conselheiros da Petros falam sobre seus mandatos Os ex-conselheiros Ronaldo Tedesco e Marcos André realizaram evento ao vivo com o tema Prestação de Conta dos Mandatos. A live aconteceu na noite desta terça-feira (17/08) pelo canal do Youtube da...

Rescisão do contrato de arrendamento do prédio Torre Pituba terá impactos no patrimônio do fundo de pensão Petros

A possível quebra do contrato de locação atípica do imóvel entre a empresa e a Fundação Petros, proprietária do imóvel, é contestada pelo Núcleo Bahia, da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET-BA). Em junho do ano passado, a entidade encaminhou…

Empréstimo Petros: termina hoje prazo para solicitar suspensão temporária

Os participantes ativos e assistidos que contam com o empréstimo Petros têm até hoje (03/08) para solicitar a suspensão temporária do pagamento das parcelas nos meses de agosto, setembro e outubro. A suspensão é opcional, então quem não se manifestar…

AEPET-BA pede aos associados avaliar com cautela antes de aderir à suspensão temporária do empréstimo Petros

Os trabalhadores petroleiros ativos e aposentados estão enfrentando terríveis dificuldades financeiras devido aos descontos abusivos e irregulares da AMS, desde janeiro, reflexo do Acordo Coletivo de Trabalho indicado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP). Por conta disso, a AEPET-BA, atendendo…

Com meses de atraso, Petros acata reivindicação das entidades e suspende pagamento de parcelas do empréstimo por três meses

Com meses de atraso, o fundo de pensão Petros decidiu atender às solicitações das entidades representativas dos petroleiros, inclusive a AEPET-BA, referentes à suspensão temporária do pagamento das parcelas do empréstimo Petros. Quem aderir terá a cobrança suspensa durante três…

Frente ao resultado da eleição da Petros, unir ativos e aposentados para enfrentar os próximos ataques

As eleições aos conselhos da Petros terminaram com vitória das chapas compostas pelos gerentes da Petrobrás para os dois conselhos, deliberativo e fiscal. As chapas da FNP/FENASPE/COBAP foram derrotadas, assim como as chapas da FUP. Perdemos nós, dirigentes de sindicatos…

Informativo: Eleições PETROS

Caro participante e assistido da Petros, As eleições para os conselhos Deliberativo e Fiscal da Petros teve início no último dia 14 de junho e segue até às 17h do dia 28. Todos os ativos e assistidos, inscritos na Petros até…

Relatório preliminar da AMS 2020: FNP e sindicatos pedem abertura da caixa preta

A redução dos custos globais da AMS de 2019 para 2020, em plena pandemia, e o desplante da direção da Petrobrás em apresentar uma cobrança sequer com a transparência devida Na Comissão de AMS da Petrobrás se apresentou em maio,…

Eleições Petros: vote 41/52

A votação para as eleições da Petros começou hoje (14/06). Participantes e assistidos de todos os planos da Fundação participam da votação para eleger seus representantes (titular e suplente) para o Conselho Fiscal (CF) e Conselho Deliberativo (CD). A votação...

Governo quer tirar trabalhadores dos fundos de pensão e transferir patrimônio aos bancos

Neste artigo divulgado pela AEPET, o ex-presidente da Associação Nacional dos Participantes de Previdência Complementar (Anapar), José Ricardo Sasseron, e o vice-presidente, Marcel Barros denunciam a intenção do governo Bolsonaro de entregar a administração dos fundos de pensão aos bancos…

Congelamento de benefícios é inconstitucional

Algumas considerações sobre o congelamento do Teto 1 e do reajustamento dos benefícios de parcela dos assistidos do PPSP-NR Não existe determinação de qualquer “teto” regulamentar para o pagamento de benefícios do PPSP-NR, nem do PPSP-R. O “teto” a que…

Convite Plenária Virtual – Eleição Petros

Participe do Comitê Baiano –  Petros para os/as Petroleiros (as) Prezados (as) companheiros (as) É importante, neste momento de ataques aos direitos da categoria, termos lutadores e lutadoras que defendam os petroleiros em todas as instâncias da Petrobrás. Por isso,…

Petros: Eleições para Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal

Foi iniciado o período de campanha das chapas que disputam vaga para o Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal da Petros. A votação está prevista para acontecer entre os dias 14 e 28 de junho. Os petroleiros estão passando por um...

PP-3: o pior plano já oferecido pela Petros teve baixa adesão

A Petros divulgou em 17/05/2021 os primeiros números relativos ao encerramento do período de opção pelo Plano Petros 3 (PP-3). A opção pelo PP-3 se encerrou no último dia 30/04. Foram recebidos um total de 2.494 termos de opção, sendo…

LANÇAMENTO DA CHAPA 52 41 ELEIÇOES PETROS

A chapa ✊ PETROS PARA OS/AS PETROLEIROS/AS convida você para a live de lançamento de nossa chapa ao Conselho Deliberativo, com o número 52, e para o Conselho Fiscal, com o número 41. 🗓️ A transmissão foi na terça-feira, dia...

AMS: Justiça barra novo plano de saúde

FNP obtém Tutela de Urgência que garante regramento da antiga AMS Na quarta-feira (21/04), a Justiça do Trabalho – Tribunal Regional da 1° Região, através da juíza Marcela de Miranda Jordão deferiu uma Tutela de Urgência, em ação civil pública,…

Live: PP3, NÃO CAIA NESSA CILADA!

A migração do PP-1 para o PP-3 ainda gera muitas dúvidas entre os participantes e assistidos da Petros. Em especial, depois que a Petrobrás decidiu prorrogar o prazo de migração para 30 de abril. Esse adiamento pode ser visto como…

AEPET: Supremo Tribunal Federal garante nossos direitos em âmbito nacional

Decisão STF consolida uma de nossas vitórias junto ao Poder Judiciário. A assessoria Jurídica da AEPET comunica que a decisão do STF que reforçará, doravante, a atuação nacional das entidades associativas (AEPET, APAPE e demais Filiadas da FENASPE), beneficiando todos…

AEPET-BA pede medidas ao presidente da Petros para atenuar os efeitos dos empréstimos

No auge da pandemia da Covid-19, a Petrobrás alterou, unilateralmente, o regulamento do plano de saúde AMS, prejudicando ativos e aposentados. Por conta disso, os beneficiários vêm sofrendo descontos abusivos nos contracheques da Petros desde janeiro deste ano. Os mais…

AMS: ação no Judiciário baiano contra a Petrobrás e Petros por descontos abusivos

A Petrobrás continua aplicando descontos abusivos referentes ao plano de saúde AMS, nos benefícios dos trabalhadores da ativa e aposentados. Essa medida provocou a redução brusca de salários e proventos, em alguns casos, comprometendo até 90% da renda dos trabalhadores….

Petros: abertas as inscrições para os candidatos a vagas nos Conselhos Deliberativo e Fiscal

A eleição para escolher os representantes nos Conselho Deliberativo (CD) e Conselho Fiscal (CF) da Petros está prevista para os dias 14 e 28 de junho. O fundo de pensão divulgou, na quinta-feira (18/03), o edital com a definição das…

AEPET-BA realiza Live para esclarecer dúvidas dos petroleiros sobre o PP-3

Entidade orienta não migrar para o PP-3 e continuar no PP-1 Na sexta-feira (19/03), a AEPET-BA realizou uma Live para esclarecer as dúvidas relacionadas à migração dos participantes e assistidos do PP-1 para o PP-3. No evento, ainda, foram atualizadas...

LIVE: RODA DE CONVERSA SOBRE ARMADILHAS DO PP-3

Somos contrários ao PP-3 e aconselhamos não fazer a migração.  Por trás da proposta de migração para o novo plano de Contribuição Definida, aberta até 31 de março, está o interesse da Petrobrás em se desobrigar de responsabilidades em eventuais…

AMS: Petrobrás aplica reajuste exorbitante no plano de saúde dos beneficiários

Em março, a Petrobrás aplicou reajuste de 12,5% na tabela de grande risco da AMS referente ao Índice da Variação de Custo Médico-Hospitalar (VCMH). O índice foi uma das condições impostas pela Petrobrás para fechar o Acordo Coletivo de Trabalho…

Petros deve respeitar margem de 13% para cobrança da AMS

Nos dois primeiros meses deste ano, valendo-se do ACT, a Petros colaborou com a Petrobrás e descontou valores abusivos relacionados à AMS. A AEPET-BA, com base na cláusula 34 do mesmo Acordo, notificou o presidente da Petros, Bruno Dias, para…

Petros: saiba por que deve recusar a migração para o PP-3

A partir de hoje (02/03), a Petros/Petrobrás começa o período de opção para migração dos ativos e assistidos do PPSP-R e do PPSP-NR para o PP-3. A Petros está com muita pressa para implementar o Plano Petros-3 e se livrar...

O lucro da Petrobrás de 2020, impairment e AMS

Apesar do número aparentemente animador, várias questões contábeis se sobrepõem novamente a este resultado Por Eric Gil Dantas, economista do Ibeps | 26/02/2021 2020 foi um ano atípico na economia, e com forte influência no setor de petróleo. Foi o ano em…

AMS: Petrobrás confirmou novo reajuste em março pelo VCMH

FNP solicita a suspensão de todos os descontos de passivos e não só daquele relativo ao BF, até que a empresa termine sua tarefa de melhoria nos extratos de cobrança da AMS Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) divulgou o resultado…

AMS: Live debateu as ações para barrar os descontos abusivos do plano de saúde

Com grande interação de trabalhadores petroleiros da ativa, aposentados e pensionistas, além de dirigentes sindicais, interessados nas ações para evitar os descontos abusivos da AMS, aconteceu uma Live, na tarde desta segunda-feira (08/02). O evento online foi promovido pelo Fórum...

Live esclarece dúvidas sobre os descontos abusivos da AMS

Os beneficiários da AMS, em especial os aposentados e as pensionistas, continuam tendo descontos indevidos nos contracheques Desde janeiro, os beneficiários do plano de saúde AMS denunciam descontos abusivos nos contracheques. São valores altíssimos e o que sobra depois dos…

Descontos abusivos da AMS: Petrobrás fala, fala e não convence

FNP exige que empresa faça uma explicação oficial e por escrito sobre descontos absurdos A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) se reuniu com o RH da Petrobrás, na tarde desta quarta-feira (03/02), para debater as questões dos descontos abusivos dos…

AMS: Defenda o direito à saúde

No mês de janeiro, 5271 beneficiários da AMS foram surpreendidos com os descontos abusivos e irregulares no plano de saúde. São descontos altíssimos que ultrapassam o acordado no ACT (2020-2022), cláusula 31, referentes ao custeio do grande risco (60 e...

Descontos abusivos da AMS: parte do valor será devolvido para posterior negociação

Em reunião com a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), nesta quarta-feira (27), o RH da Petrobrás comprometeu-se a devolver aos trabalhadores: ativos, aposentados e as pensionistas, no adiantamento de 10 de fevereiro, 60% dos valores descontados a título de saldo...

AMS: RH da Petrobrás nega descontos abusivos no plano de saúde

Denúncias de centenas de trabalhadores petroleiros da ativa e aposentados contra o plano de saúde AMS por praticar descontos abusivos, em janeiro, levaram a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) a procurar a Petrobrás. A reunião extraordinária aconteceu, na sexta-feira (22/01),…

AMS: AEPET-BA propõe criar um movimento nacional em defesa do plano de saúde dos petroleiros

A nova diretoria eleita da AEPET-BA convida as entidades representativas dos empregados ativos, aposentados e pensionistas para participarem da reunião do Fórum Baiano em Defesa da Petrobrás, da Petros e da AMS, que acontecerá nesta segunda-feira, a partir das 18h,…

Ano começa com reajuste na coparticipação da AMS

O início do ano é marcado pelo aumento da coparticipação dos trabalhadores da Petrobrás no custeio do plano de saúde AMS (Assistência Multidisciplinar de Saúde). A coparticipação dos petroleiros que era de 30% passa, a partir deste mês, para 40%….

AMS: catálogo atualiza canais de atendimento para infectados pela Covid-19

O catálogo de serviços do plano de saúde se encontra a disposição dos beneficiários no site da AMS Petrobrás. No guia, os serviços são apresentados por temas, incluindo as atualizações em função da Covid-19. Outros serviços são: elegibilidade; reembolso; boletos,…

BR Distribuidora: AMS Petrobrás confunde rede credenciada de Salvador

Tivemos a informação de que parte da rede credenciada que atende o nosso plano de saúde AMS, em Salvador, pretende atender os beneficiários até o dia 31 de dezembro. Os credenciados justificam a decisão com base em um comunicado da…

BR Distribuidora: migração da AMS para seguradora privada consolida privatização da subsidiária da Petrobrás

Os trabalhadores receberam com apreensão a determinação da BR Distribuidora que contratou a Bradesco Saúde para administrar o plano de saúde. A migração da AMS para a seguradora privada ocorreu em plena pandemia da Covid-19, agora em novembro. De imediato,…

AEPET-BA convoca participantes a barrar proposta do PP-3

No mesmo dia que a AEPET-BA realizou uma Live sobre os riscos do Plano Petros-3, em 02/09, a Petros, anunciou sua criação pelo Conselho Deliberativo. Com o intuito de ter a adesão dos participantes do PPSP-R e do PPSP-NR, a…

Live AMS e Petros: Palestrantes criticaram os ataques da Petrobrás aos direitos dos trabalhadores

Cerca de 300 pessoas participaram do evento online Com um chamado à categoria petroleira para se mobilizar em defesa da Petrobrás, AMS e Petros, os convidados encerraram a Live realizada pela AEPET-BA, no dia 02/09. Foram mais de duas horas…

Live sobre AMS e Petros

Agende-se: Sinedino e Adaedson debatem PP-3 e a MAS na quarta-feira A AEPET-BA realizará um debate ao vivo, na quarta-feira (02/09), às 16h, pelo canal do Youtube, para responder as dúvidas sobre a proposta da empresa para a AMS no…

Participem da Live sobre os riscos e armadilhas do PP-3 nesta quarta-feira, às 10h

Foram convidados para debater o assunto, o ex-presidente da AEPET, Silvio Sinedino e o secretário-geral da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), Adaedson Costa. O vice-diretor de Comunicação da AEPET, Fernando Siqueira, será o mediador a Live. A Associação dos Engenheiros…

Petrobrás e Petros tentam impor PP-3. Uma arapuca para os participantes e assistidos

A Petros iniciou uma sondagem sobre o Plano Petros 3 (PP-3), de modalidade de contribuição definida (CD), em meio às discussões dos impactos do NPP (Novo Plano de Equacionamento), confundindo ainda mais os participantes e assistidos. O órgão ainda não...