Compartilhe

Com o tema “80 anos de exploração comercial de petróleo no Brasil do Candeias 1 ao pré-sal e política de preços dos combustíveis” será realizada uma Audiência Pública nesta quarta-feira, a partir das 9h, na Assembleia Legislativa da Bahia. O evento será semipresencial e será transmitido ao vivo pela TV ALBA. 61.2

A iniciativa é do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), atendendo a solicitação do Fórum Baiano em Defesa da Petrobrás, integrado pela AEPET-BA, ASTAPE-BA, Abraspet e Sindipetro-BA.

A descoberta do Candeias 1, no dia 14 de dezembro de 1941, na Bahia, dando início ao sonho da soberania nacional brasileira a partir da comercialização do petróleo. O Candeias 1, ainda ativo, foi vendido pela Petrobrás em dezembro do ano passado para a Ouro Preto Energia Onshore, subsidiária integral da 3R Petroleum. A multinacional adquiriu, além do Candeias 1, outros 13 campos de petróleo no recôncavo baiano por US$ 250 milhões.

Foram convidados para participar da Audiência, o geólogo e ex-diretor do E&P, Guilherme Estrella; o ex-gerente executivo do E&P-NNE, Christovam Penteado e o economista do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps), Eric Gil. Também vão estar presentes, o secretário-geral da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), Adaedson Costa, o coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Dayvid Bacelar, representantes dos movimentos populares e parlamentares.

Durante a programação, será lançado o documentário que narra a história do petróleo no Brasil desde a descoberta do Candeias 1 até o pré-sal.

Sessão Especial

A programação preparada pelo Fórum sobre os 80 anos da descoberta do Candeias 1 será encerrada na quinta-feira (16/12), às 9h, com uma Sessão Especial na Câmara de Salvador com o tema “68 anos da Petrobrás”. O requerimento da sessão é da vereadora Marta Rodrigues (PT), atendendo solicitação do Fórum. O evento será transmitido pela TV Câmara.

 

Assista o depoimento de Guilherme Estrella sobre a Audiência Publica realizada na ALBA.


Compartilhe