• FALE COM A DIRETORIA DA AEPET BAHIA
  • (71) 3012-4172
  • (71) 9 8356-8081
  • bahia@aepet.org.br

Ser Petroleiro por Silvio Sinedino

Mais uma vez a Petrobrás sofre um ataque dos seus inimigos, que existem desde antes da sua criação. Na época da Campanha do “Petróleo É Nosso” os argumentos eram de que o monopólio do Estado geraria ineficiência e que sem…

Preços dos derivados de petróleo: privatização, importações e financeirização

Neste artigo, o ex-presidente da Petrobrás, José Sergio Gabrielli de Azevedo, fala sobre a política de preços dos derivados dos combustíveis. Explica a precificação dos preços em outros países e o contexto brasileiro. Leia a seguir: Como sempre acontece quando…

Nacionalização: necessidade e possibilidades

Neste artigo, a socióloga e professora aposentada da FEA-USP e da FGV-SP, Maria Rita Loureiro, comenta o livro recém-lançado de Gilberto Bercovici e José Augusto Fontoura Costa que trata sobre a nacionalização e suas possibilidades. O professor Fontoura foi palestrante…

Fatos e Dados sobre a política de preços da direção da Petrobrás

O diretor da AEPET, Felipe Coutinho, fala neste artigo sobre a política de preços da Petrobrás. A estatal tem capacidade de refino para atender o mercado brasileiro dos principais combustíveis de origem fóssil. Suas refinarias são compatíveis com o petróleo brasileiro,…

Lá vem o Brasil descendo a ladeira: A venda da Refinaria de Manaus (REMAN).

A venda da Refinaria de Manaus (Reman) é o tema do artigo do diretor da AEPET-BA, Marival Matos. A Reman foi vendida pela Petrobrás à Atem Distribuidora, no último dia 25/08. No artigo, nas páginas iniciais, antes mesmo de falar…

A importância da Petrobras para o povo brasileiro

No artigo A importância da Petrobras para o povo brasileiro, o economista e diretor da AEPET-BA, Marival Matos, explica a relevância de uma das maiores empresa petrolífera do mundo. Ele analisa os indicadores de seu portfólio como sendo a melhor…

Política de preços do petróleo foi tema de debate na AEPET-BA

Na noite desta terça-feira (03/08), a AEPET-BA promoveu o debate sobre a política de preços dos combustíveis derivados de petróleo no Brasil. Para falar sobre o assunto foi convidado o economista e diretor da entidade, Marival Matos, que recentemente divulgou...

A política de preços dos combustíveis no Brasil antes e depois da flexibilização do monopólio estatal do mercado de petróleo

Neste artigo, o economista e diretor da AEPET-BA, Marival Matos, analisa os preços dos derivados do petróleo e a correlação com os três modelos de mercado petrolífero brasileiro, no período compreendido entre 1900 e 2021. Em especial, o estudo avalia…

Mercado de refino de petróleo no Brasil

A partir do chamado monopólio do petróleo no Brasil, na década de 1950, foram realizados grandes investimentos, com objetivo de obter ganhos de escala e redução de custos de abastecimento de derivados. Hoje, o país detém capacidade instalada para, virtualmente,…