• FALE COM A DIRETORIA DA AEPET BAHIA
  • (71) 3012-4172
  • (71) 9 8356-8081
  • bahia@aepet.org.br

A liberdade de manifestação não pode ser confundida com crime contra a democracia nem pode ser crime a livre manifestação

  Por, Marcos André, presidente da AEPET-BA   A livre manifestação de pensamento é um pilar democrático fundamental e comporta as expressões individuais e coletivas, entretanto o exercício de tal direito se vincula ao que o se expressa e se…

A derrota da barbárie

  Por Marcos André, presidente da AEPET-BA Como bons brasileiros e, principalmente, nordestinos, não podemos considerar que foi  apenas a vitória de Lula, ou do PT, nas eleições de 30 de outubro.  Essa vitória foi muito mais ampla e não…

Ideias para adiar o fim do mundo: Cidadania

  Introduziremos agora a questão da Cidadania. O melhor conceito de Cidadania é o que considera todo habitante do país um par, ou seja, nada distingue um brasileiro dos outros. E, sendo um país miscigenado na totalidade da população, isso…

Insustentáveis Dividendos Pagos pela Atual Direção da Petrobrás

  Escrito por  Felipe Coutinho A direção da Petrobrás tem distribuído, em 2021 e 2022, os máximos dividendos da história da companhia e a maior distribuição, entre as empresas listadas nas Bolsas de Valores, no 2º trimestre de 2022. [1]…

Há 69 anos nascia a Petrobrás

  Flávio Diniz Fontes, vice-presidente da AEPET-BA Grandes avanços da humanidade deveram-se aos visionários que sonharam fora da realidade concreta. Na busca dos sonhos, incompreensão e cegueira conduziram alguns à prisão e à morte. Temos na história, estadistas visionários que…

Ideias para adiar o fim do mundo: Soberania

  São cinco artigos escritos pelo presidente da AEPET, Pedro Pinho. Os quatro primeiros tratam dos aspectos fundamentais do ESTADO, hoje descartados do debate político pela invasão ideológica do neoliberalismo. Eles tratam da SOBERANIA, da CIDADANIA, da DEFESA DOS DIREITOS…

A neutralidade é um mito e viver é um ato político!

Subjacente a esta afirmação está a falácia de que pessoas e instituições podem ser apolíticas. Não podem! Apartidárias, sim. Consta na maioria dos estatutos das organizações não governamentais, como a AEPET-BA que ela é apartidária. Ou seja, não deve estar…

Bolsonaro usa artimanha neoliberal para jogar população contra Petrobras para privatizá-la

Um novo artigo do diretor da AEPET, Fernando Siqueira, explica as causas que levaram à Petrobrás a ter preços tão absurdos nos combustíveis. Segundo Fernando, “a Petrobras está vendendo os derivados na refinaria por um preço absurdo. Assim, transfere recursos…

Preço pago por brasileiro no litro da gasolina está engordando rendimentos de acionistas privados

O engenheiro e diretor da AEPET, Fernando Siqueira, mostra neste artigo como se dá a manipulação dos preços dos combustíveis. “Lembrando que tudo o que está ocorrendo tem o objetivo de jogar a opinião pública contra a Petrobras visando privatizá-la…

Conclamamos a população brasileira assinar o Manifesto

Nós, petroleiros, apresentamos o nosso repúdio à condutas anticristãs, ao ódio e a violência crescentes em nosso país, defendemos a soberania nacional, as nossas riquezas minerais, Amazônia, o petróleo, as estatais estratégicas, especialmente a PETROBRAS/ELETROBRAS, e conclamamos a população brasileira assinar…

A PETROS e seus Donos, por Silvio Sinedino

Ocorreram quatro fatos recentes que merecem a reflexão dos Participantes e Assistidos da Petros: Houve por parte da Petros o arquivamento da tentativa de transferência da administração do Plano Arlanxeo (ex-Lanxess, ex-Petroflex) para o BRADESCO. Foi uma vitória dos Trabalhadores…

Ser Petroleiro por Silvio Sinedino

Mais uma vez a Petrobrás sofre um ataque dos seus inimigos, que existem desde antes da sua criação. Na época da Campanha do “Petróleo É Nosso” os argumentos eram de que o monopólio do Estado geraria ineficiência e que sem…

Preços dos derivados de petróleo: privatização, importações e financeirização

Neste artigo, o ex-presidente da Petrobrás, José Sergio Gabrielli de Azevedo, fala sobre a política de preços dos derivados dos combustíveis. Explica a precificação dos preços em outros países e o contexto brasileiro. Leia a seguir: Como sempre acontece quando…

Nacionalização: necessidade e possibilidades

Neste artigo, a socióloga e professora aposentada da FEA-USP e da FGV-SP, Maria Rita Loureiro, comenta o livro recém-lançado de Gilberto Bercovici e José Augusto Fontoura Costa que trata sobre a nacionalização e suas possibilidades. O professor Fontoura foi palestrante…

Fatos e Dados sobre a política de preços da direção da Petrobrás

O diretor da AEPET, Felipe Coutinho, fala neste artigo sobre a política de preços da Petrobrás. A estatal tem capacidade de refino para atender o mercado brasileiro dos principais combustíveis de origem fóssil. Suas refinarias são compatíveis com o petróleo brasileiro,…

Lá vem o Brasil descendo a ladeira: A venda da Refinaria de Manaus (REMAN).

A venda da Refinaria de Manaus (Reman) é o tema do artigo do diretor da AEPET-BA, Marival Matos. A Reman foi vendida pela Petrobrás à Atem Distribuidora, no último dia 25/08. No artigo, nas páginas iniciais, antes mesmo de falar…

A importância da Petrobras para o povo brasileiro

No artigo A importância da Petrobras para o povo brasileiro, o economista e diretor da AEPET-BA, Marival Matos, explica a relevância de uma das maiores empresa petrolífera do mundo. Ele analisa os indicadores de seu portfólio como sendo a melhor…

Política de preços do petróleo foi tema de debate na AEPET-BA

Na noite desta terça-feira (03/08), a AEPET-BA promoveu o debate sobre a política de preços dos combustíveis derivados de petróleo no Brasil. Para falar sobre o assunto foi convidado o economista e diretor da entidade, Marival Matos, que recentemente divulgou...

A política de preços dos combustíveis no Brasil antes e depois da flexibilização do monopólio estatal do mercado de petróleo

Neste artigo, o economista e diretor da AEPET-BA, Marival Matos, analisa os preços dos derivados do petróleo e a correlação com os três modelos de mercado petrolífero brasileiro, no período compreendido entre 1900 e 2021. Em especial, o estudo avalia…

Mercado de refino de petróleo no Brasil

A partir do chamado monopólio do petróleo no Brasil, na década de 1950, foram realizados grandes investimentos, com objetivo de obter ganhos de escala e redução de custos de abastecimento de derivados. Hoje, o país detém capacidade instalada para, virtualmente,…