• FALE COM A DIRETORIA DA AEPET BAHIA
  • (71) 3012-4172
  • (71) 9 8356-8081
  • bahia@aepet.org.br

Criamos essa área para para facilitar o acesso a informações da AMS/Saúde e PETROS para a Categoria Petroleira. Aqui vocês encontra Notícias, Informações e Acesso direto para o site oficial da AMS Saúde e da PETROS.

ACESSE O SITE DA AMS AQUI!

ACESSE O SITE DA PETROS AQUI!

Notícias Sobre AMS e PETROS

Previc aprova alteração no regulamento do PPSP-NR da Petros

  A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) aprovou alterações no regulamento do PPSP-NR, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União. A principal mudança está no artigo 15, que teve a redação ajustada para substituir o extinto cargo de…

AMS: Petrobrás apurou superávit no equacionamento de 2021; veja como será devolvido aos beneficiários

  A Petrobrás apurou superávit de 0,70% referente ao custeio do plano de saúde AMS, em 2021, no total de R$ 21,7 milhões. A empresa se comprometeu a devolver o excedente, por meio de abatimento nas cobranças regulares do mês,…

Com sua política perversa, Petrobrás deixa mais de mil petroleiros sem plano de saúde

As negociações da campanha salarial estão sem muitos avanços. A FNP – Federação Nacional dos Petroleiros e FUP – Federação Única dos Petroleiros vêm se reunindo com o RH da Petrobrás para tratar pontos específicos do ACT. Na quinta-feira 04/08,…

Governo quer entregar os fundos de pensão, incluindo a Petros, aos bancos

O governo Bolsonaro está preparando um projeto de lei que flexibiliza as regras de funcionamento dos regimes de previdência complementar de servidores públicos e dos fundos de pensão das estatais, como a Petros. O novo golpe segue sendo elaborado no…

Live debate principais pontos da pauta de reivindicações do Sistema Petrobrás

Defesa da AMS e da Petrobrás estão entre os pontos prioritários Na quarta-feira (15/06), às 19h, a AEPET-BA realizará uma live para falar sobre a pauta de reivindicações do Acordo Coletivo de Trabalho 2022, que foi protocolada na quinta-feira, 02,…

Segue a luta pelo restabelecimento da liminar do TJ-RJ que reduz em 50% contribuições PED 2015/2018

  AEPET e filiadas da FENASPE dão mais um passo para manter decisão unânime, que prevê também a devolução das diferenças a maior das contribuições extras pagas. A luta continua, com mais uma providência para conseguirmos, junto ao presidente do…

Com mais um déficit bilionário Petros realizará live para apresentar os resultados de 2021; empresa de Landim deu prejuízo milionário ao fundo de pensão

A Petros teve rombo de R$ 33 bilhões após investimentos malsucedidos e uma gestão com muito marketing pessoal, mas poucos resultados factíveis para assistidos e participantes. LIVE 07/04 ÁS 14h30 – CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR! Atenção associados da AEPET-BA. Nesta…

Petros retoma campanha de recadastramento obrigatório; fique atento as orientações

O recadastramento é importante para a atualização dos dados e para oferecer melhor serviço ao beneficiário. Veja também, algumas dúvidas acerca do plano de saúde AMS Comunicado PETROS Recadastramento 2022 – Clique aqui Atenção petroleiros! A Petros retomou sua campanha…

A PETROS e seus Donos, por Silvio Sinedino

Ocorreram quatro fatos recentes que merecem a reflexão dos Participantes e Assistidos da Petros: Houve por parte da Petros o arquivamento da tentativa de transferência da administração do Plano Arlanxeo (ex-Lanxess, ex-Petroflex) para o BRADESCO. Foi uma vitória dos Trabalhadores…

AMS-Petrobrás mais uma vitória da categoria

AEPET-BA consegue vitória na Justiça contra Petrobrás e reduz margem consignável da AMS No início de dezembro, por ampla maioria, os desembargadores da Subseção II Especializada em Dissídios Individuais (SBDI II), do Tribunal Regional do Trabalho, concederam mandado de segurança…

Esclarecimento sobre as verdadeiras causas de déficits técnicos na Petros

O presidente da Federação Nacional das Associações de Aposentados (FENASPE) e vice-diretor jurídico da AEPET, Paulo Brandão, esclarece neste texto as informações equivocadas que circulam nos grupos do WhatsApp sobre as verdadeiras causas de déficits técnicos na Petros. Leia a…

Entidades orientam a não votar nas eleições dos conselhos da APS

As entidades representativas dos petroleiros orientam os beneficiários do plano de saúde AMS a não votar na eleição dos integrantes dos conselhos deliberativo e fiscal da Associação Petrobrás de Saúde (APS) que começou no dia 12/11. Ser candidato a um...

Não vote nas eleições da APS

Entidades dos petroleiros, como a FNP, lançaram um vídeo para explicar os motivos pelos quais os (as) trabalhadores (as) petroleiros (as) ativos e aposentados não devem votar nas eleições da APS e o processo que está em curso para a...

Diga não às eleições da APS

As entidades de petroleiros estão atuando conjuntamente e em várias frentes para suspender as eleições dos Conselhos da Associação Petrobrás Saúde (antiga AMS), cujas inscrições foram prorrogadas pela Petrobrás até o dia 15/09.  As eleições são uma tentativa da empresa…

Petrobrás decide antecipar transferências e pressiona empregados do Torre Pituba

Em Salvador, os empregados do administrativo do Torre Pituba que tiveram descontinuada a situação de excepcionalidade, denunciaram casos de abuso de poder por parte do RH da Petrobrás, nos últimos dias. Existe a desconfiança de que a situação se agravou…

Em Salvador, Justiça do Trabalho determina respeito a margem consignável de 13% referente ao desconto da AMS

Os aposentados e pensionistas baianos comemoram uma importante vitória. Na quarta-feira, dia 25 de agosto, o juiz da 18ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, José Arnaldo de Oliveira, deu ganho de causa ao Sindipetro-BA na ação…

Petrobrás decide fechar Torre Pituba e manterá contrato de locação com a Fundação Petros

A Petrobrás irá desembolsar muito mais recursos com o fechamento do prédio Torre Pituba, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, 1113, em Salvador, pagando o aluguel à Fundação Petros, proprietária do imóvel. O contrato de locação é de longo prazo. Enquanto…

Live: ex-conselheiros Ronaldo Tedesco e Marcos André falam sobre seus mandatos na Petros

Live: ex-conselheiros da Petros falam sobre seus mandatos Os ex-conselheiros Ronaldo Tedesco e Marcos André realizaram evento ao vivo com o tema Prestação de Conta dos Mandatos. A live aconteceu na noite desta terça-feira (17/08) pelo canal do Youtube da...

Rescisão do contrato de arrendamento do prédio Torre Pituba terá impactos no patrimônio do fundo de pensão Petros

A possível quebra do contrato de locação atípica do imóvel entre a empresa e a Fundação Petros, proprietária do imóvel, é contestada pelo Núcleo Bahia, da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET-BA). Em junho do ano passado, a entidade encaminhou…

Empréstimo Petros: termina hoje prazo para solicitar suspensão temporária

Os participantes ativos e assistidos que contam com o empréstimo Petros têm até hoje (03/08) para solicitar a suspensão temporária do pagamento das parcelas nos meses de agosto, setembro e outubro. A suspensão é opcional, então quem não se manifestar…

AEPET-BA pede aos associados avaliar com cautela antes de aderir à suspensão temporária do empréstimo Petros

Os trabalhadores petroleiros ativos e aposentados estão enfrentando terríveis dificuldades financeiras devido aos descontos abusivos e irregulares da AMS, desde janeiro, reflexo do Acordo Coletivo de Trabalho indicado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP). Por conta disso, a AEPET-BA, atendendo…

Com meses de atraso, Petros acata reivindicação das entidades e suspende pagamento de parcelas do empréstimo por três meses

Com meses de atraso, o fundo de pensão Petros decidiu atender às solicitações das entidades representativas dos petroleiros, inclusive a AEPET-BA, referentes à suspensão temporária do pagamento das parcelas do empréstimo Petros. Quem aderir terá a cobrança suspensa durante três…

Frente ao resultado da eleição da Petros, unir ativos e aposentados para enfrentar os próximos ataques

As eleições aos conselhos da Petros terminaram com vitória das chapas compostas pelos gerentes da Petrobrás para os dois conselhos, deliberativo e fiscal. As chapas da FNP/FENASPE/COBAP foram derrotadas, assim como as chapas da FUP. Perdemos nós, dirigentes de sindicatos…

Informativo: Eleições PETROS

Caro participante e assistido da Petros, As eleições para os conselhos Deliberativo e Fiscal da Petros teve início no último dia 14 de junho e segue até às 17h do dia 28. Todos os ativos e assistidos, inscritos na Petros até…

Relatório preliminar da AMS 2020: FNP e sindicatos pedem abertura da caixa preta

A redução dos custos globais da AMS de 2019 para 2020, em plena pandemia, e o desplante da direção da Petrobrás em apresentar uma cobrança sequer com a transparência devida Na Comissão de AMS da Petrobrás se apresentou em maio,…

Eleições Petros: vote 41/52

A votação para as eleições da Petros começou hoje (14/06). Participantes e assistidos de todos os planos da Fundação participam da votação para eleger seus representantes (titular e suplente) para o Conselho Fiscal (CF) e Conselho Deliberativo (CD). A votação...

Governo quer tirar trabalhadores dos fundos de pensão e transferir patrimônio aos bancos

Neste artigo divulgado pela AEPET, o ex-presidente da Associação Nacional dos Participantes de Previdência Complementar (Anapar), José Ricardo Sasseron, e o vice-presidente, Marcel Barros denunciam a intenção do governo Bolsonaro de entregar a administração dos fundos de pensão aos bancos…

Congelamento de benefícios é inconstitucional

Algumas considerações sobre o congelamento do Teto 1 e do reajustamento dos benefícios de parcela dos assistidos do PPSP-NR Não existe determinação de qualquer “teto” regulamentar para o pagamento de benefícios do PPSP-NR, nem do PPSP-R. O “teto” a que…

Convite Plenária Virtual – Eleição Petros

Participe do Comitê Baiano –  Petros para os/as Petroleiros (as) Prezados (as) companheiros (as) É importante, neste momento de ataques aos direitos da categoria, termos lutadores e lutadoras que defendam os petroleiros em todas as instâncias da Petrobrás. Por isso,…

Petros: Eleições para Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal

Foi iniciado o período de campanha das chapas que disputam vaga para o Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal da Petros. A votação está prevista para acontecer entre os dias 14 e 28 de junho. Os petroleiros estão passando por um...

PP-3: o pior plano já oferecido pela Petros teve baixa adesão

A Petros divulgou em 17/05/2021 os primeiros números relativos ao encerramento do período de opção pelo Plano Petros 3 (PP-3). A opção pelo PP-3 se encerrou no último dia 30/04. Foram recebidos um total de 2.494 termos de opção, sendo…

LANÇAMENTO DA CHAPA 52 41 ELEIÇOES PETROS

A chapa ✊ PETROS PARA OS/AS PETROLEIROS/AS convida você para a live de lançamento de nossa chapa ao Conselho Deliberativo, com o número 52, e para o Conselho Fiscal, com o número 41. ?️ A transmissão foi na terça-feira, dia...

AMS: Justiça barra novo plano de saúde

FNP obtém Tutela de Urgência que garante regramento da antiga AMS Na quarta-feira (21/04), a Justiça do Trabalho – Tribunal Regional da 1° Região, através da juíza Marcela de Miranda Jordão deferiu uma Tutela de Urgência, em ação civil pública,…

Live: PP3, NÃO CAIA NESSA CILADA!

A migração do PP-1 para o PP-3 ainda gera muitas dúvidas entre os participantes e assistidos da Petros. Em especial, depois que a Petrobrás decidiu prorrogar o prazo de migração para 30 de abril. Esse adiamento pode ser visto como…

AEPET: Supremo Tribunal Federal garante nossos direitos em âmbito nacional

Decisão STF consolida uma de nossas vitórias junto ao Poder Judiciário. A assessoria Jurídica da AEPET comunica que a decisão do STF que reforçará, doravante, a atuação nacional das entidades associativas (AEPET, APAPE e demais Filiadas da FENASPE), beneficiando todos…

AEPET-BA pede medidas ao presidente da Petros para atenuar os efeitos dos empréstimos

No auge da pandemia da Covid-19, a Petrobrás alterou, unilateralmente, o regulamento do plano de saúde AMS, prejudicando ativos e aposentados. Por conta disso, os beneficiários vêm sofrendo descontos abusivos nos contracheques da Petros desde janeiro deste ano. Os mais…

AMS: ação no Judiciário baiano contra a Petrobrás e Petros por descontos abusivos

A Petrobrás continua aplicando descontos abusivos referentes ao plano de saúde AMS, nos benefícios dos trabalhadores da ativa e aposentados. Essa medida provocou a redução brusca de salários e proventos, em alguns casos, comprometendo até 90% da renda dos trabalhadores….

Petros: abertas as inscrições para os candidatos a vagas nos Conselhos Deliberativo e Fiscal

A eleição para escolher os representantes nos Conselho Deliberativo (CD) e Conselho Fiscal (CF) da Petros está prevista para os dias 14 e 28 de junho. O fundo de pensão divulgou, na quinta-feira (18/03), o edital com a definição das…

AEPET-BA realiza Live para esclarecer dúvidas dos petroleiros sobre o PP-3

Entidade orienta não migrar para o PP-3 e continuar no PP-1 Na sexta-feira (19/03), a AEPET-BA realizou uma Live para esclarecer as dúvidas relacionadas à migração dos participantes e assistidos do PP-1 para o PP-3. No evento, ainda, foram atualizadas...

LIVE: RODA DE CONVERSA SOBRE ARMADILHAS DO PP-3

Somos contrários ao PP-3 e aconselhamos não fazer a migração.  Por trás da proposta de migração para o novo plano de Contribuição Definida, aberta até 31 de março, está o interesse da Petrobrás em se desobrigar de responsabilidades em eventuais…

AMS: Petrobrás aplica reajuste exorbitante no plano de saúde dos beneficiários

Em março, a Petrobrás aplicou reajuste de 12,5% na tabela de grande risco da AMS referente ao Índice da Variação de Custo Médico-Hospitalar (VCMH). O índice foi uma das condições impostas pela Petrobrás para fechar o Acordo Coletivo de Trabalho…

Petros deve respeitar margem de 13% para cobrança da AMS

Nos dois primeiros meses deste ano, valendo-se do ACT, a Petros colaborou com a Petrobrás e descontou valores abusivos relacionados à AMS. A AEPET-BA, com base na cláusula 34 do mesmo Acordo, notificou o presidente da Petros, Bruno Dias, para…

Petros: saiba por que deve recusar a migração para o PP-3

A partir de hoje (02/03), a Petros/Petrobrás começa o período de opção para migração dos ativos e assistidos do PPSP-R e do PPSP-NR para o PP-3. A Petros está com muita pressa para implementar o Plano Petros-3 e se livrar...

O lucro da Petrobrás de 2020, impairment e AMS

Apesar do número aparentemente animador, várias questões contábeis se sobrepõem novamente a este resultado Por Eric Gil Dantas, economista do Ibeps | 26/02/2021 2020 foi um ano atípico na economia, e com forte influência no setor de petróleo. Foi o ano em…

AMS: Petrobrás confirmou novo reajuste em março pelo VCMH

FNP solicita a suspensão de todos os descontos de passivos e não só daquele relativo ao BF, até que a empresa termine sua tarefa de melhoria nos extratos de cobrança da AMS Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) divulgou o resultado…

AMS: Live debateu as ações para barrar os descontos abusivos do plano de saúde

Com grande interação de trabalhadores petroleiros da ativa, aposentados e pensionistas, além de dirigentes sindicais, interessados nas ações para evitar os descontos abusivos da AMS, aconteceu uma Live, na tarde desta segunda-feira (08/02). O evento online foi promovido pelo Fórum...

Live esclarece dúvidas sobre os descontos abusivos da AMS

Os beneficiários da AMS, em especial os aposentados e as pensionistas, continuam tendo descontos indevidos nos contracheques Desde janeiro, os beneficiários do plano de saúde AMS denunciam descontos abusivos nos contracheques. São valores altíssimos e o que sobra depois dos…

Descontos abusivos da AMS: Petrobrás fala, fala e não convence

FNP exige que empresa faça uma explicação oficial e por escrito sobre descontos absurdos A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) se reuniu com o RH da Petrobrás, na tarde desta quarta-feira (03/02), para debater as questões dos descontos abusivos dos…

AMS: Defenda o direito à saúde

No mês de janeiro, 5271 beneficiários da AMS foram surpreendidos com os descontos abusivos e irregulares no plano de saúde. São descontos altíssimos que ultrapassam o acordado no ACT (2020-2022), cláusula 31, referentes ao custeio do grande risco (60 e...

Descontos abusivos da AMS: parte do valor será devolvido para posterior negociação

Em reunião com a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), nesta quarta-feira (27), o RH da Petrobrás comprometeu-se a devolver aos trabalhadores: ativos, aposentados e as pensionistas, no adiantamento de 10 de fevereiro, 60% dos valores descontados a título de saldo...

AMS: RH da Petrobrás nega descontos abusivos no plano de saúde

Denúncias de centenas de trabalhadores petroleiros da ativa e aposentados contra o plano de saúde AMS por praticar descontos abusivos, em janeiro, levaram a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) a procurar a Petrobrás. A reunião extraordinária aconteceu, na sexta-feira (22/01),…

AMS: AEPET-BA propõe criar um movimento nacional em defesa do plano de saúde dos petroleiros

A nova diretoria eleita da AEPET-BA convida as entidades representativas dos empregados ativos, aposentados e pensionistas para participarem da reunião do Fórum Baiano em Defesa da Petrobrás, da Petros e da AMS, que acontecerá nesta segunda-feira, a partir das 18h,…

Ano começa com reajuste na coparticipação da AMS

O início do ano é marcado pelo aumento da coparticipação dos trabalhadores da Petrobrás no custeio do plano de saúde AMS (Assistência Multidisciplinar de Saúde). A coparticipação dos petroleiros que era de 30% passa, a partir deste mês, para 40%….

AMS: catálogo atualiza canais de atendimento para infectados pela Covid-19

O catálogo de serviços do plano de saúde se encontra a disposição dos beneficiários no site da AMS Petrobrás. No guia, os serviços são apresentados por temas, incluindo as atualizações em função da Covid-19. Outros serviços são: elegibilidade; reembolso; boletos,…

BR Distribuidora: AMS Petrobrás confunde rede credenciada de Salvador

Tivemos a informação de que parte da rede credenciada que atende o nosso plano de saúde AMS, em Salvador, pretende atender os beneficiários até o dia 31 de dezembro. Os credenciados justificam a decisão com base em um comunicado da…

BR Distribuidora: migração da AMS para seguradora privada consolida privatização da subsidiária da Petrobrás

Os trabalhadores receberam com apreensão a determinação da BR Distribuidora que contratou a Bradesco Saúde para administrar o plano de saúde. A migração da AMS para a seguradora privada ocorreu em plena pandemia da Covid-19, agora em novembro. De imediato,…

AEPET-BA convoca participantes a barrar proposta do PP-3

No mesmo dia que a AEPET-BA realizou uma Live sobre os riscos do Plano Petros-3, em 02/09, a Petros, anunciou sua criação pelo Conselho Deliberativo. Com o intuito de ter a adesão dos participantes do PPSP-R e do PPSP-NR, a…

Live AMS e Petros: Palestrantes criticaram os ataques da Petrobrás aos direitos dos trabalhadores

Cerca de 300 pessoas participaram do evento online Com um chamado à categoria petroleira para se mobilizar em defesa da Petrobrás, AMS e Petros, os convidados encerraram a Live realizada pela AEPET-BA, no dia 02/09. Foram mais de duas horas…

Live sobre AMS e Petros

Agende-se: Sinedino e Adaedson debatem PP-3 e a MAS na quarta-feira A AEPET-BA realizará um debate ao vivo, na quarta-feira (02/09), às 16h, pelo canal do Youtube, para responder as dúvidas sobre a proposta da empresa para a AMS no…

Participem da Live sobre os riscos e armadilhas do PP-3 nesta quarta-feira, às 10h

Foram convidados para debater o assunto, o ex-presidente da AEPET, Silvio Sinedino e o secretário-geral da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), Adaedson Costa. O vice-diretor de Comunicação da AEPET, Fernando Siqueira, será o mediador a Live. A Associação dos Engenheiros…

Petrobrás e Petros tentam impor PP-3. Uma arapuca para os participantes e assistidos

A Petros iniciou uma sondagem sobre o Plano Petros 3 (PP-3), de modalidade de contribuição definida (CD), em meio às discussões dos impactos do NPP (Novo Plano de Equacionamento), confundindo ainda mais os participantes e assistidos. O órgão ainda não...