Compartilhe

Os empregados do regime administrativo da Petrobrás, lotados no Torre Pituba, participaram do 9ֻº bate-papo com a diretoria da AEPET-BA em clima de comemoração, na noite desta quinta-feira (21/10). O alívio veio junto com a notícia de que a Procuradoria Regional do Ministério Público do Trabalho da Bahia emitiu uma recomendação (nº 140769.2021), no dia 08 de outubro, determinando que a Petrobrás suspenda a liberação dos trabalhadores em situação de excepcionalidade e providencie novas reavaliações de saúde.

São 71 trabalhadores nesta situação, que deverão passar por novas reavaliações. Por isso, a AEPET-BA fez várias recomendações e listou os documentos que devem ser encaminhados à equipe de saúde.

A técnica da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador/Centro de Referência Estadual -Divast/CESAT, órgão da SESAB, Drª Suerda Fortaleza participou da reunião e explicou a importância da participação de todos os trabalhadores do Torre Pituba na pesquisa do órgão. O estudo avalia os reflexos do deslocamento na saúde mental dos trabalhadores.

Foi dado um prazo até início de novembro para que os empregados encaminhem o formulário que foi disponibilizado pela AEPET-BA ao Divast/Cesat.

Preencha aqui o formulário

A participação de Drª Suerda foi muito importante para entender o papel do órgão que contribui com estudos sobre a saúde dos trabalhadores. A médica, mais uma vez, esclareceu que se for preciso, os empregados do Torre Pituba podem procurar ajuda especializada.

Durante o bate-papo, muitos trabalhadores e trabalhadoras compartilharam depoimentos sobre as situações familiares que estão enfrentando com o fechamento do Torre Pituba e a ameaça de mudança para outros estados. Ao mesmo tempo, expressaram sua disposição para continuar lutando contra a saída da empresa do estado.

Os empregados do Torre Pituba resistem bravamente e vão continuar mobilizados para barrar o fechamento da sede administrativa da empresa, em Salvador.

Reiteramos, a importância de preencher o formulário preparado pelos técnicos do Divast/Cesat.

#petroleirosresistem


Compartilhe