Compartilhe

O curso online Finanças Pessoais de A a Z, com o contador Bruno Jesus de Lima, tem atraído a atenção de muitos associados e seus dependentes. As aulas começaram na noite de segunda-feira (26).  O objetivo do curso é fazer com que as pessoas consigam agir de forma mais racional, eficaz e eficiente em relação ao dinheiro, utilizando ferramentas da Ciência Contábil para a organização, controle e planejamento das finanças pessoais.

O programa do curso oferece os conceitos da contabilidade e economia, os pilares mais importantes para que as pessoas possam montar uma carteira de investimentos e, em consequência disso, organizar as finanças e se relacionar melhor com o dinheiro.

Segundo Bruno, o primeiro passo é “ter a casa arrumada”, inclusive para enfrentar melhor o vendaval, os imprevistos na vida pessoal. Para ter as finanças em ordem, o contador apresenta o ciclo da inteligência financeira integrado por cinco elementos a serem seguidos e implementados: mudança do mindset, diagnosticar, levantamento da posição financeira atual, planejar e executar e auditar.

Em relação ao mindset, o contador citou a professora Carol Dweck, para apresentar os dois tipos de mindset. “O mindset fixo e o do crescimento. As características do mindset fixo são comparadas com o mito da Gabriela e o de crescimento enxerga as dificuldades da vida como uma oportunidade para o crescimento”, explicou ele. Também falou sobre as três categorias comportamentais de classe social definidas pelo autor Ben Zruel.

O passo seguinte do fluxo é diagnosticar, ou seja, identificar de que forma o dinheiro entra e sai para depois iniciar o levantamento da atual posição financeira. Nessas fases são utilizadas algumas ferramentas da contabilidade para se organizar e conhecer a situação financeira.

Nesse sentido, Bruno trouxe conceitos e funções da contabilidade e da economia, tais como, patrimônio (equilíbrio entre riqueza e capital), ativo, passivo e patrimônio líquido (bens, direitos e atribuições), relatórios contábeis (informações financeiras).

O contador orienta a utilização do balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício para fazer a contabilidade. “O relatório contábil que pode indicar a  real situação das minhas finanças é o balanço patrimonial que descreve os ativos e os passivos de uma pessoa física ou jurídica”, explicou ele.

O curso continua na segunda-feira (03/05) e a AEPET-BA convida mais associados para que participem do curso que é gratuito. Interessados devem entrar em contato com bahia@aepet.org.br

Currículo do professor

O professor Bruno Jesus de Lima, foi contador da Petrobrás entre 2008 e 2020 e atualmente exerce a função de Auditor Fiscal lotado na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia. É bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia. Especialista e Mestre em contabilidade pela Universidade Federal da Bahia. Professor de graduação e pós-graduação em instituições de ensino em Salvador.


Compartilhe