Compartilhe

Em 24 de janeiro, comemora-se o Dia Nacional dos Aposentados. Nada mais justo que render uma homenagem a todos os petroleiros (as) aposentados (as) que resistiram e transformaram a Petrobrás no símbolo nacional que nos orgulha, com reconhecimento internacional. Alguns estão gozando de um merecido descanso com a sensação do dever cumprido. Outros continuam na luta em defesa da soberania nacional, da Petrobrás, da Petros e da AMS.

Isso porque o governo Jair Bolsonaro, e sua equipe econômica liderada por Paulo Guedes, ameaça desmantelar completamente a empresa. A Bahia, onde tudo começou quando jorrou petróleo, no Lobato em 1939, é um dos estados mais atingidos.

O projeto de destruição total da maior empresa brasileira ameaça os trabalhadores da ativa e aposentados e as pensionistas. Os ataques aos direitos dos petroleiros têm sido cada vez mais agressivos e violentos. Em plena pandemia, quando os aposentados precisam mais do plano de saúde AMS, a Petrobrás pratica descontos abusivos ultrapassando todos os limites e a margem consignável.

A luta pela democracia, pela vacinação de toda a população e pelos respeitos aos direitos dos idosos é prioridade para a AEPET-BA, mas neste momento a luta prioritária é pelo direito à vida e a saúde. Somos contrários aos descontos abusivos que tiram a dignidade dos aposentados e pensionistas e ameaçam sua sobrevivência. Faremos tudo o que está ao nosso alcance para evitar que os valores cobrados na AMS e Petros os levem à ruína financeira, passando necessidades.

Nesse contexto, nesta data não há muito a comemorar. Convocamos os aposentados e pensionistas para que se juntem a nós nesta luta em defesa da AMS, da soberania nacional, da Petrobrás e da Petros.

Parabéns aposentados (as)

Diretoria da AEPET-BA


Compartilhe