Compartilhe

Reunião da Diretoria e Conselho

Dia 07/04/2014

Horário: 16hs até 17hs30min

Participantes: Jorge Gomes; Vasco, Raminelli, Admilson José Augusto, Flávio.

Assuntos

1)    Informes: a) Jorge informa sobre resolução da ONU tendo como signatários representantes brasileiros que avalizam intervenções na Amazônia. E tal medida deverá ser submetida ao Congresso Nacional no mês de junho. Há temos de que seja usado o período da euforia por conta da Copa do Mundo de futebol. A Amazônia seria dividida em 216 países; b) O cientista Social Marcelo Zero em depoimento defende a estratégia da Petrobras segundo ele um grupo que torpedear a Petrobras (Zé Augusto e Admilson) observa que se trata de matéria encomendada! c) Admilson esclarece que a Petrobras desse seu nascedouro é uma empresa mista, ou seja, AS que Barroso ex-presidente anteviu fortes pressões sob a Petrobras. D0 Todos concordam que o jogo político atual não é digno de credibilidade. Conforme Admilson as chances são pequenas de se criar uma CPI mesmo porque a estratégia da base governamental defende a ampliação e o PSDB não quer que amplie! d) Augusto informa que conforme noticiário a Petrobras gastou 90 bilhões de 2005 a 2014 em contratos sem licitação; e) Jorge informa que existe um companheiro da RLAM que pretende se associar a AEPETBA por conta das questões levantadas pela AEPET no caso pós 82; Na campanha de 2013, pós-82 houve mais de 30 associados aqui na Bahia.

2)    Sobre o gás de folhelho: Jorge comenta que José Baptista Campos foi professor do centro de ensino da Petrobras argumenta contra posição da AEPET através Fernando Siqueira e assim pede sua desfiliação conforme Jorge com essa alegação todos teria um motivo para sair. O foco é técnico e há convergências e divergências. Augusto diz que a atividade petrolífera é cercada de riscos, mas não são inexoráveis, portanto a matéria é polemica e existem atenuantes à posição da AEPET que demonstra inflexibilidade. Assim há divergências nesse assunto foi conversado com sobre a possibilidade de um debate solicitado por Cristóvão Penteado ex-gerente Executivo do NNE Jorge conversou com Bichara que informou o Fernando Siqueira está viajando e há possibilidade de agendarmos para abril ou maio. O Fernando Alcoforado manifestou vontade de participar do debate. Admilson lembra Orfíla que defendeu quando diretor pesquisa sobre fonte alternativa de energia e que hoje existem usinas hidrelétricas fechando por falta água e conclui perguntando se o Brasil tem matriz energética e sobre a falta de planejamento da Matriz e fala sobre os parques eólicos e solares; Flávio fala sobre a ne3cessidade de conservação de energia e que nós gastamos uma Itaipu com chuveiro elétrico; No caso da negociação de Itaipu o governo brasileiro fez uma linha de transmissão para distribuir energia no Paraguai!

3)    Parceria com escritório de Advocacia Fernandes: Dr. Tuany disponibilizou os dias 23 ou 24 de abril sendo acertado o dia 23/04 uma quarta feira das 10hs as 20hs. Dr Tuany também vai aprofundar para propor ações coletivas para associados da AEPET e até o momento temos as teses (1) Pós 82; (2) Suplementação da PETROS para ativo aposentado com retroativo de 5 anos; (3) a questão dos níveis 2004, 2005 2006, ação com controverso da PETROS . (4) A questão do PCAC; (5) a questão da RMNR. Como a nossa próxima reunião seria 21/04 feriado estamos sugerindo realiza-la dia 23/04 dia do encontro com Dr. Tuany.

4)    Participação na eleição: Jorge lembrou que numa reunião acontecida em fevereiro com as participações da ASTAPE, RLAM  Silvio Sinedino. Clarkson ficaram dificuldades como o completo envolvimento da ASTAPE que tem dificuldades nesse momento intransponíveis bem aceitação da do grupo da RLAM, representados por Edson Almeida e Laudenilson. A chapa 1 ganhou na RLAM . Há comentários de que a chapa 1 perdeu na base ativa e em especial no Itaigara? Conforme a maioria não, mas vamos pesquisar. Há denuncias de que a chapa 2 com apoio do governo e outros políticos vereador e deputados que buscavam aposentados em casa;

5)    Outros: divulgado o convite da Academia Baiana de Educação para solenidade de posse do professor Fernando Alcoforado (Fernando Antônio Gonçalves Alcoforado, na cadeira 28, ocupada anteriormente pelo acadêmico Oldegar Franco Vieira e pelo acadêmico Emérito Roberto Figueira Santos cujo patrono é Júlio de Afrânio Peixoto, Alcoforado será saudado pela Acadêmica Maria augusta de Carvalho Cruz Abdon. Data 16/04/2014; horário as 19hs local auditório da fundação João Fernandes Cunha, Praça do Campo Grande, 8 Salvador Bahia;

6)    Admilson apresentou os resultado da Urna na RLAM mostrando que a chapa 1 venceu naquela unidade.

Jorge Gomes

 SDQ: Observação próxima reunião em especial dia 23/04 Agenda do Dr Tuany.


Compartilhe