Compartilhe

Reunião da Diretoria e Conselho

Dia 16/12/2014

Horário: 16hs00 até 17hs30min

Participantes: Jorge Gomes, Vasco, Tales, Salmeron, Flavio e Admilson.

Notas da Reunião

1)               Informes:

a) Destacada a analise pelo CD da Petros da contratação pela Petros de um parecer jurídico sobre os impactos do pagamento dos níveis direito aos aposentados, (em tempo na reunião do dia 16/12, o CD da Petros aprovou o parecer jurídico que aceitou a proposta de pagamento dos níveis); b) Jorge comentou entrevista do presidente eleito da AEPET-RJ Felipe Coutinho, engenheiro Químico no AEPET Noticias antes de sua eleição que exalta a importância do planejamento estratégico e de negócios da Petrobras, entrou para Petrobras em 2000, é especialista na área de energia renováveis, defende que os trabalhadores em especial sejam os beneficiários das riquezas do nosso petróleo, já participou da direção da AEPET  por três períodos. Antepõe-se ao Brasil exportador de forma desmedida, isto é sem controle recomenda o livro “A Historia Econômica do Brasil” de Caio Prado Júnior; Recomenda também o livro: “As veias Abertas da América Latina” de Eduardo Galeano e diz que a AEPET pode contribuir na avaliação qualitativa e quantitativa sobre o melhor uso do petróleo Brasileiro. Por outro lado, defende a participação e Controle Social. E destaca o trabalho como instrumento mais importante. Por fim defende ampla apuração e amplo direito de defesa e punição exemplar dos corruptos destaca, entretanto o caráter sistêmico do problema da corrupção e o papel central do corruptor: empresários, em busca de vantagem comercial e de super-lucros. Sentencia ao dizer que é importante criar mecanismos corporativos para a defesa da Petrobras na relação com os fornecedores de bens e serviços, salienta que esse mecanismo não poderá ser excessivamente burocrático a ponto de trazer ineficiência nas atividades da empresa recomenda o artigo “O Histórico Cerco à Petrobras e a Corrupção”.

c) O Felipe será convidado para participar da Palestra de Tales sobre Energia a ser marcada ou mesmo para a posse da Nova Diretoria na segunda quinzena de Janeiro/2015.

2)               Agenda:

1.1: Formação dos grupos focais. Agora já apontamos 8 grupos focais: 1) Grupo focal sobre a Petros; 2) Grupo Focal sobre Geopolítica; 3) Grupo Focal sobre Energia; 4) Grupo Focal sobre Gestão/RH. Foi acrescido a esses; 5) o Grupo Focal sobre meritocracia,  6) Grupo Focal sobre Terceirização, 7) Grupo Focal sobre A.M.S/SAUDE; 8) Grupo Focal sobre Transparência & MPC Manual de Procedimento Contratuais de bens e serviços;

3)               A tese: Aproveita o trabalho desenvolvido na AEPETBA e pretende capilarizar atuação da AEPET;

Em principio teremos palestras de cada grupo com convite aos associados e a ideia é que seja utilizado o espaço da SEI com capacidade de 40 pessoas. A Diretoria deverá planejar e estabelecer a logística dessas palestras.

O Eluzai Evangelista será o Palestrante sobre A Petros; O Franklin Lira será o Palestrante do grupo de Geopolítica do petróleo. Tales o Palestrante sobre Energia; o Flávio Diniz sobre Gestão/RH. Os outros grupos focais serão objeto de aprofundamento pelos grupos a serem formados.

4)          A Comissão de Apuração deverá se reunir para fazer um relatório conforme estatuto; Flávio Diniz recomenda leitura do Livro: Mídia Propaganda Política e Manipulação.

*Recesso será agendado reunião para inicio de 2015, assunto posse da Nova Diretoria.

 

Sobre a Eleição do CA:

A eleição será no período de 10 a 18/01.

O candidato da Bahia, com apoio da FNP, é o Técnico de Projetos, Construção e Montagem Guilherme Silva lotado na Petrobras/FAFEN/BA;

Guilherme critica a forma de funcionamento do CA QUANDO O UNICO REPRESENTANTE DA CLASSE TRABALHADORA ENTRE os 10 conselheiros NÃO PODE ABORDAR QUESTÕES SOBRE RELAÇÕES TRABALHISTAS. Aguardemos detalhes no Boletim de campanha que deverá estar impresso na semana de 05 a 09/01/2015.


Compartilhe