Compartilhe

Reunião da Diretoria e Conselho

Dia: 23/02/2016

Horário: 17hs até 19hs10min.

Participantes: Salmeron, Admilson, Tales, José Elpidio, Augusto Câmara, Vicente, Jorge Gomes, Nogueira, Vasco, Eluzai. * (Raminelli viajando não pôde participar). 

Informes: a) Eleição do CA A AEPET-RJ formulou questionamentos aos dois candidatos e disponibilizou suas respostas no site: www.aepet.org.br; b) Sobre a medida provisória que mudou a lei anticorrupção e propõe novo acordo de leniência e na pratica absolve as empresas e condena a Petrobras a AEPETBA questiona essa medida. Vicente vai analisar a lei anticorrupção 12.846. A mesma já propunha acordos de leniência. A MPV 703 altera a referida lei e a lei de licitações que no entendimento do Sr. Carlos Fernandes dos Santos Lima, Procurador Regional da Republica integrante da força da tarefa da operação lava Jato só prejudicará a Petrobrás porque esta não terá ressarcimento integral, não ressarcirá o dano moral da sua imagem e pode ser condenada pela justiça Americana. c) Curso de prevenção à corrupção obrigatória questionada a pertinência da gestão da Petrobrás. Não será um assedio em exigir da sua força de trabalho? Tales lembrou o compromisso com o MPF e uma palestra sobre as 10 medidas anticorrupção. (Vicente sugeriu e foi aprovado fazer reunião ampliada envolvendo diversos atores da sociedade civil) Em principio, será em abril/2016.  

 1)        Geopolítica do Petróleo: Em destaque o seminário realizado pela AEPET-RJ realizado no clube de engenharia, teve como palestrantes Felipe Coutinho, Mauricio Metri, Raphael Padula, William Gonçalves. (Vasco tentará conseguir cópias para disponibilizar na AEPET-RJ. As consequências do PNG 2015-2019 que apontou desativar ativos bem com desfazer de ativos têm sido cumpridas como ocorreu com a venda de 49% da gaspetro e hoje se comenta em transferir parte da operação própria da UO-BA para Petroreconcavo. A comissão formada no ACT para discutir essa questão tem sido inoperante. E precarização se agrava nas terceirizadas A PETRORECONCAVO foi beneficiada logo após a aprovação da lei de concessão AGOSTO/1997 (Lei 9478). Esta recebeu o campo de Mata de São João através de um contrato com a Petrobras (muito provavelmente a Cia foi compelida a fazer aquele contrato). O que levou a Petrobras a fazer aquele contrato? Além desse contrato a Petroreconcavo possui também concessões na Bahia – menos mau. Outros assuntos da geopolítica Perfil ideal da divida e Balanço Critico de Felipe Coutinho, preço do barril do petróleo no mercado, custo de exploração, produção e na Bahia, no Brasil, no Pré-sal e no mundo.

2)        Petros: Proposto construir um seminário sobre a Petros. Que poderá envolver eixos temáticos como: 1) CPI dos fundos; 2) Calculo Atuarial; 3)Déficit da Petros e equacionamento; 4) A conta não pode ser paga pelos trabalhadores; 5) Ações na Justiça Corretivas e Preventivas. Os seguintes nomes foram pré-selecionados: Ailton Daltro, Cesar Vergara; Eluzai; Epaminondas, Rogerio Geaquinto Herkenhoff e Ronaldo Tedesco.  Para isto será necessário solicitar apoio da AEPET-RJ, que possui quatro conselheiros na Petros, Fernando Siqueira, Paulo Brandão, Ronaldo Tedesco e Silvio Sinedino além de Epaminondas.

Próxima reunião: 08/03/2016; horário às 17hs.


Compartilhe