Compartilhe

 

Mulheres petroleiras ligadas à Federação Única dos Petroleiros (FUP) e à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) se reúnem em primeiro encontro para discutir assuntos caros à luta e à resistência das mulheres. Com o tema ‘Nunca mais sem Nós’, o encontro acontece entre os dias 23 e 25 de maio, em Cajamar (SP).

O objetivo principal da reunião é debater os problemas enfrentados pelas trabalhadoras dentro da empresa, entre eles a desigualdade de gênero e as formas de opressão não só nos ambientes políticos e de trabalho, como também nos familiares. O fascismo e a ascensão da extrema-direita também são pauta de discussão.

Nos 3 dias de encontro, as palestrantes convidadas vão tratar de políticas públicas voltadas para a desigualdade de gênero e atualizar as participantes sobre o que está acontecendo nos movimentos sociais acerca das cotas e comissões de ética. Além disso, o selo de qualidade de gênero e ações de responsabilidade social terão um olhar especial.

Com as recentes denúncias de assédio na Petrobrás, a categoria tem realizado ações em defesa dos direitos das mulheres. O coletivo de Mulheres da FUP apresentou proposta de combate a assédio sexual na Petrobrás e aderiu ao manifesto das trabalhadoras da base. Já a FNP, realizará, nos dias 5 e 6 de maio, o 1º Encontro Nacional de Mulheres da FNP para debater as demandas da categoria e os desafios enfrentados pela figura feminina na atualidade.

O primeiro encontro de mulheres das duas federações reafirma a importância das petroleiras e fortalece a luta contra o machismo e todas as outras formas de opressão.

 

Local: Cajamar (SP)

Data: 23 a 25 de maio de 2023

Inscrições nos Sindipetros

Fonte: FUP


Compartilhe