Compartilhe

Em Salvador, manifestantes se reúnem, a partir das 14h, no Largo do Campo Grande. AEPET-BA recomenda seguir o guia de segurança sanitária e evitar contágio pela Covid-19

Movimentos populares e sindicais se unem para protestar contra o governo Bolsonaro, no sábado 19/06, em continuidade aos atos do dia 29 de maio, que emparedaram o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). As manifestações de rua deverão ocorrer em várias cidades do Brasil.

Em Salvador, os manifestantes vão se concentrar no Largo do Campo Grande, a partir das 14h, para sair em caminhada rumo ao Farol da Barra.

As bandeiras de luta são: “Fora, Bolsonaro”, “Vacina no Braço” e “Comida no Prato” e sem se esquecer de seguir os protocolos sanitários de prevenção ao contágio do novo coronavírus.

As manifestações expressivas do dia 29 de maio são consideradas um elemento novo na conjuntura, tanto pela capilaridade nacional quanto pelo número de participantes dos protestos. Foram registrados atos em todos os estados e DF, em 213 municípios, mobilizando mais de 420 mil pessoas, segundo os organizadores.

Os organizadores reforçam que serão mantidos os cuidados sanitários nos protestos e a perspectiva de que são atos “extraordinários em uma pandemia diante da situação extrema de irresponsabilidade do governo Bolsonaro.”

A regra fundamental é comparecer apenas a manifestações em locais abertos e bem ventilados, sem aglomeração. Mesmo ao ar livre, deve ser mantido o distanciamento de dois metros.

Guia de segurança sanitária

A Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares (RNMMP) elaborou um guia sobre segurança sanitária. A regra número 1 é só comparecer a manifestações em locais abertos e bem ventilados, sem aglomeração. E, mesmo nesses casos, o distanciamento de dois metros entre os manifestantes deve ser mantido.

A RNMMP recomenda o uso de máscara PFF2/N95, bem ajustada no rosto, cobrindo nariz e boca, sem vazamentos. Uma alternativa, para quem não tem máscara desse modelo, é usar uma máscara cirúrgica simples, coberta por uma máscara de pano. O guia de segurança sanitária chama atenção para o deslocamento até o local do ato. A preferência é por transportes bem ventilados e o uso da máscara é indispensável no trajeto.

Como em qualquer ocasião durante a pandemia, não deve haver beijos e abraços. Objetos pessoais, alimentos e bebidas não devem ser compartilhados.

(Com informações do Brasil de Fato)

 


Compartilhe