Compartilhe

Em entrevista ao canal TUTAMÉIA TV, o professor reforçou as ideias apresentadas em evento online com a AEPET-BA e criticou os políticos progressistas

Na véspera da semana em que se comemora os 80 anos da primeira descoberta de petróleo em solo brasileiro e baiano, que depois veio gerar a Petrobrás, o doutor em direito do estado e livre-docente em direito econômico pela USP, Gilberto Bercovici, reforçou a proposta de renacionalizar os ativos da Petrobrás, que estão nas mãos da iniciativa privada, em entrevista ao canal TUTAMÉIA TV, no YouTube.

Bercovici, um dos autores do livro “Nacionalização: necessidade e possibilidades”, também foi o convidado do evento on-line da AEPET-BA, no dia 01/12, para falar sobre a CPI da Petrobrás.

Na entrevista, ele falou sobre renacionalização e fez críticas aos políticos do lado progressista, que não dão a mínima para a soberania do Brasil e se interessam mais pela venda e sucateamento das estatais, como a Petrobrás.

“Espero estar enganado, mas não vejo em parte dos setores progressistas o desejo de reverter o que aconteceu nos governos Temer e Bolsonaro: retomar o que foi privatizado e renacionalizar. Parece que estão mais preocupados em agradar os chamados mercados do que em atender ao interesse da maioria da população. A tendência forte é dizer: ‘O que já foi, foi; paciência, vamos tocar para a frente’. Só que tem um problema. A destruição foi tamanha que não é possível retomar o desenvolvimento do país sem renacionalizar vários desses setores”.

E completou: “Não dá para desenvolver o país sem garantia de energia, sem o país ter o controle sobre o petróleo e o gás natural, sem ter o controle sobre as águas. Não dá para desenvolver o país sem investimento em infraestrutura. Vai ter que retomar mais cedo ou mais tarde. Quer as pessoas gostem ou não gostem da ideia”.

Sobre as eleições, ano que vem, ponderou: “Isso tem que ser dito. Não dá para os candidatos ditos progressistas não tocarem no assunto e fingirem que isso não existe. Tem que falar. Eu vou fazer ou eu não vou fazer. Até para gente saber em quem está votando. Vai revogar a reforma trabalhista? Vai revogar a reforma da previdência? Vai rever a autonomia do Banco Central? Vai reestatizar ou renacionalizar o que foi privatizado? Vai reconstruir a infraestrutura do país? Ou não vai? Não adianta ficar falando só platitudes. ‘Ah, era todo mundo feliz, agora não é mais’. Desculpa, não dá para ficar só nisso”.

Não assistiu o nosso evento online com o professor Gilberto Bercovici? Então veja na íntegra a live da AEPET-BA sobre a CPI da Petrobrás (https://youtu.be/N16NS3XHRoU) e depois confira a entrevista completa ao canal TUTAMÉIA TV (https://youtu.be/ZRWjdOFYiQ0).


Compartilhe