Compartilhe

A diretoria da AEPET-BA realizou a Assembleia Geral Ordinária (AGO), na noite de sexta-feira (28/01), no auditório da Abraspet, no Caminho das Árvores, em Salvador. O evento que ocorre anualmente, reuniu diretores, associados e prestadores de serviços. Devido à pandemia, a AGO teve transmissão ao vivo pelo aplicativo Zoom.

De acordo com o edital, os presentes se reuniram para debater e deliberar o balanço financeiro de 2021 e a previsão orçamentária para 2022. Os trabalhos da AGO foram conduzidos por Meigle Mendes (presidenta) e Luiz Henrique Amorim (secretário).

Tanto o balanço financeiro de 2021 quanto a previsão orçamentária para este ano foram aprovados pelos presentes. O Conselho Fiscal, formado pelos conselheiros Miguel Veras, Carlos Dalton e Francisco Raminelli, também apresentou parecer favorável aos documentos apresentados pela entidade “sem qualquer ressalva ou recomendação”.

Foi aprovado, ainda, um orçamento adicional para o financiamento de uma campanha de combate às notícias falsas (fake news). Em ano eleitoral, a AEPET-BA busca ter uma atuação muito importante, junto à sociedade, no combate à desinformação nos temas relacionados à política energética (petróleo) e destruição da imagem da Petrobrás.

Balanço financeiro 2021

Coube ao vice-diretor de Patrimônio, Vasco dos Anjos, apresentar o balanço contábil de 2021 da entidade. Integram o balanço: Ativos (Circulantes e Não Circulantes); Passivo (Circulante e Patrimônio Social Líquido); Demonstrações de Superávit/Déficit (Receita Bruta, Despesas Operacionais e Outras Receitas), dentre outros documentos.

Além disso, ele apresentou uma planilha com os valores das receitas e despesas de janeiro a dezembro de 2021; e outra planilha com os valores das receitas e despesas dos últimos quatro anos. Também foi apresentado o demonstrativo das aplicações financeiras em renda fixa e renda variável; informando que, no decorrer do ano, algumas apresentaram prejuízos.

A AGO contou com a contribuição da diretoria de Comunicação e da Assessoria Jurídica que, de forma sucinta, divulgaram as atividades desenvolvidas pela AEPET-BA, no ano passado. O Jurídico falou sobre os convênios com os diversos escritórios de advogados e sobre as ações que tramitam no Judiciário. 

Por último, o diretor de Patrimônio Vasco apresentou os valores da previsão orçamentária para 2022. Diante do déficit apresentado no ano passado, o compromisso da atual diretoria é tentar reduzir ao máximo os gastos este ano para manter o equilíbrio entre receitas e despesas. A entidade acabou perdendo arrecadação devido às transferências dos associados para outros estados depois que a Petrobrás decidiu privatizar e fechar as unidades na Bahia.

Para enfrentar esse cenário, a entidade vem preparando algumas alternativas para aumentar a arrecadação com a filiação de novos associados. Em breve, lançará o Programa AMS/AEPET-BA e a parceria com o grupo Vitalmed. 

Acesse aqui a apresentação da Comunicação

Acesse aqui as ações da Assessoria Jurídica


Compartilhe