Compartilhe

 

AEPET-BA convida a todos para Audiência Pública em lembrança aos 40 anos da histórica greve de 1983


Nesta quinta-feira, 6 de julho, será realizada a Audiência Pública, para rememorar os 40 anos da histórica greve de 1983 que marcou a categoria petroleira. A audiência será realizada às 9h, no Anexo do Poder Legislativo Municipal (Mezanino do Edf. Bahia Center – Rua Ruy Barbosa,27, Centro).

De iniciativa da vereadora Marta Rodrigues (PT), a Audiência solicitada pela Associação Brasileira dos Anistiados Políticos da Petrobrás, contará com a participação de lideranças dos trabalhadores que estiveram à frente da greve e abordará a importância da mobilização e discutirá as lutas atuais em defesa da Petrobrás. Além disso, será debatida a campanha pela retomada da Refinaria Landulpho Alves (RLAM). A refinaria foi vendida ao grupo árabe Mubadala e administrada pela empresa Acelen, hoje vende a gasolina e o diesel mais caros do Brasil, prejudicando os consumidores.

A emblemática greve de 1983, marcada por grande repressão, mobilizou as áreas de produção da Petrobrás, inclusive a Refinaria Landulpho Alves (RLAM) e foi determinante no processo de consolidação das lutas sindicais no país. Ainda hoje, 40 anos depois, as consequências e as lutas da mobilização fazem parte da classe petroleira que segue em luta, agora contra novos desafios.

A AEPET-BA convida todos os associados e associadas, amigos e amigas, para comparecerem à Audiência Pública, para juntos debatermos as novas lutas e unirmos forças para irmos em frente, rumo à reestatização da Refinaria Landulpho Alves (RLAM).

Parabenizamos a Abraspet e aos lutadores e lutadoras que tiveram coragem de enfrentar a ditadura militar. Companheiros como Germino Borges, que era o presidente do sindicato e corajosamente decretou a greve, continuam sendo fonte de inspiração para toda a categoria, pois ainda estão na luta: aposentaram-se da empresa, mas não da luta, o que os tornam homens imprescindíveis.

A AEPET-BA saúda Germino e os outros companheiros (as), que junto com ele, participaram da greve. Um exemplo a ser seguido. Germino é um lutador incansável em defesa da Petrobrás e dos direitos dos trabalhadores. Neste momento mais que nunca precisamos seguir o exemplo desses bravos companheiros para retomarmos nossa RLAM, reconstruirmos nossa categoria, acabar com o equacionamento e com os reajustes abusivos na AMS.

Parabéns aos que sem medo e com determinação continuam lutando todos os dias. Viva a luta dos trabalhadores, viva a greve de 1983!

Quem sabe neste 2023 possamos nos inspirar e lutarmos mais, mais unidos e melhor em defesa da Petrobrás da categoria e do Brasil

Audiência Pública em rememoração à greve de 1983, em Salvador 

Data: 6 de julho de 2023
Local: Anexo do Poder Legislativo Municipal (Mezanino do Edf. Bahia Center – Rua Ruy Barbosa,27, Centro)
Horário: Às 9h


Compartilhe