Compartilhe

 

Em comemoração à emblemática greve dos petroleiros de 1983, neste sábado 08 de julho, a Associação Brasileira dos Anistiados Políticos da Petrobrás (Abraspet), em parceria com a Relute (Paulínia) e o Sindipetro-SP, realizará um ato político. A Abraspet enviará uma delegação de 25 representantes, entre diretores e associados da entidade para o ato que acontecerá na sede do Sindipetro Campinas, das 9h às 14h.

O encontro contará com a presença de trabalhadores da Replan e da RLAM que participaram da paralisação na época, além de outros convidados, como estudantes, representantes do governo federal e sindicalistas. O professor aposentado de Economia da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e ex-presidente da Petrobrás [2005-2012], José Sérgio Gabrielli, a presidenta da Comissão de Anistia, Eneá de Stutz e Almeida, e a diretora de Comunicação da AEPET-BA, Érika Rebello Grisi, também vão estar no ato.

Relembrando o evento histórico e reforçando as lutas atuais, o ato chama a atenção para as sequelas da greve que mobilizou não só petroleiros, como também os metalúrgicos, metroviários e outras categorias que também aderiram ao movimento. Apesar disso, a retaliação do governo foi, em maior peso, contra os trabalhadores da Petrobrás.

Cerca de 350 trabalhadores foram demitidos, sendo 199 da Refinaria Landulpho Alves (RLAM). A maioridade desses demitidos foram anistiados e reintegrados aos quadros da empresa, mas 41 desse total, embora anistiados, ainda lutam para que o direito à reparação que os demais obtiveram seja finalmente reconhecido. 40 anos se passaram, mas a luta continua, e, em ato político a categoria rememora essa greve histórica que deixou um legado de resistência.

 

Ato político em rememoração à greve de 1983, em Campinas

Data: 8 de julho de 2023

Local: Sede do Sindipetro Campinas (Rua Cônego Manoel Garcia, número 1010 – Jd. Chapadão, Campinas-SP)

Horário: Das 9h às 14h


Compartilhe