Compartilhe

 

Na manhã de terça-feira, 6 de fevereiro, a planta da Petrobrás localizada no distrito de Boa Esperança, em Araçás, cidade que fica a 116 quilômetros de Salvador, foi atingida por um incêndio de grandes proporções. O incidente teve início com a explosão de um dos tanques de armazenamento, provocando um rápido alastramento das chamas que consumiram parte das instalações da estação.

Conforme apuração da TV Subaé, afiliada da TV Bahia, funcionários da brigada de incêndio da empresa desligaram o canal que fazia o transporte do gás para o tanque. Com isso, o incêndio foi controlado.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas quando chegou no local a brigada de incêndio já realizava o rescaldo da área. Ninguém ficou ferido.

Conforme apuração da AEPET-BA, em conversa com os trabalhadores, existem muitos problemas na unidade. Os terceirizados, principalmente, se sentem abandonados e inseguros, pois faltam orientações sobre os serviços. As empresas contratadas estão sem fiscalização, exigindo dos trabalhadores.

Outra questão é o medo, pois estão sendo ameaçados de demissão, caso denunciem a situação de abandono nas unidades.

A AEPET-BA expressa preocupação com as denúncias dos trabalhadores e continuará acompanhando os desdobramentos do incidente.  A entidade espera uma apuração rigorosa por parte da Petrobrás para esclarecer as causas do acidente.

Além disso, reitera que a atual gestão da Petrobrás precisa fiscalizar os contratos das terceirizadas nas unidades e fazer mais investimentos, inclusive para evitar novos acidentes. É importante recuperar as estações de óleo e gás o mais rápido possível.

A Petrobrás emitiu uma nota oficial confirmando o ocorrido e detalhando as medidas adotadas para conter a situação de emergência. A nota destaca que será instaurada “uma comissão será instaurada para investigar as causas da ocorrência”, a fim de esclarecer as causas do incidente.


Compartilhe