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O Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro foi palco do lançamento da Seleção Petrobrás Cultural – Novos Eixos, no dia 23/02, evento que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates. A cerimônia marcou o início do maior investimento já realizado pela Petrobras na cultura brasileira, com um montante de R$ 250 milhões destinados a ações culturais em todo o país.

O novo edital, voltado ao patrocínio de projetos, tem como objetivo promover a diversidade, inclusão e fomentar a economia criativa. As inscrições, que começaram nessa sexta-feira, seguem até o dia 8 de abril, e os interessados podem se cadastrar no site oficial da Petrobrás.

O presidente Lula destacou a importância do investimento na cultura como forma de geração de empregos e distribuição de renda.

“A cultura precisa de crédito, porque a cultura gera emprego, gera distribuição de renda, e um país que quer ser livre e soberano vai ter que utilizar todo mecanismo possível, ao alcance das mãos do Governo, para que a gente possa fazer desse País uma cultura que não seja proibida e que não seja para poucos, mas que seja para todos”, ressaltou o presidente.

O programa Petrobrás Cultural passou recentemente por uma reformulação, e agora, em sua edição de 2024, busca projetos com elementos de brasilidade em quatro novos eixos: “Produção e Distribuição”, “Ícones de Cultura Brasileira”, “Cinema e Cultura Digital” e “Festivais e Festas Populares”.

Para garantir a representatividade e a descentralização dos investimentos, a Seleção Petrobrás atribuirá pontuações adicionais a projetos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, historicamente menos contempladas em projetos culturais. Além disso, cada região receberá pelo menos 15% do valor total da Seleção, assegurando uma distribuição efetiva dos projetos escolhidos.

A diversidade também é um ponto forte do edital, com a reserva de 25% das vagas para projetos que contemplem grupos historicamente pouco representados, como mulheres, pessoas negras, indígenas, comunidades tradicionais, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, entre outros.

Outra dimensão importante do programa é a economia criativa, que busca impulsionar o crescimento econômico, inovação, desenvolvimento social e diversidade cultural. Ações que contribuam para a economia criativa são obrigatórias para todos os projetos inscritos, incluindo mobilização de redes, empreendedorismo cultural e sustentabilidade.

As inscrições para a Seleção Petrobrás Cultural – Novos Eixos seguem abertas até o dia 8 de abril, e o calendário completo das etapas está disponível no site da Petrobrás. A expectativa é que os projetos selecionados contribuam para fortalecer a cultura brasileira, gerar oportunidades e promover a inclusão social em diversas regiões do país.


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