Um grave acidente no Estaleiro Hanwha Ocean, em Geoje, na Coreia do Sul, resultou na morte do petroleiro Rodrigo Reis Barreto, 39 anos, dois filhos, Supervisor de Embarcação da Petrobrás, na manhã da última quarta-feira (03/09). As informações são do Sindipetro-RJ.
De acordo com a imprensa coreana, a tragédia ocorreu durante a construção da plataforma FPSO P-79, quando uma estrutura metálica no convés desabou durante teste de carga de um guincho. O colapso lançou diversos trabalhadores ao mar.
Rodrigo chegou a ser resgatado com vida, mas infelizmente não resistiu.
É dever da Petrobrás garantir amparo integral e irrestrito à família de Rodrigo, prestando toda a assistência necessária nesse momento de dor. O Sindipetro-RJ já indicou um diretor para participar da comissão de investigação do acidente.
Reforçamos ainda a necessidade de transparência total na investigação das causas do acidente, de modo que medidas efetivas de prevenção sejam implementadas e tragédias como essa não se repitam.
Notícias da imprensa coreana também apontam para denúncias de condições inseguras e histórico de acidentes fatais no estaleiro, levantadas por sindicatos locais. Esse cenário reforça a necessidade de apuração rigorosa e de medidas urgentes para proteger a vida dos trabalhadores envolvidos em obras estratégicas para a Petrobrás.
Mais um triste acontecimento que reafirma a importância da luta permanente contra a precarização da vida e pela garantia de condições de trabalho seguras e dignas para todos os trabalhadores e trabalhadoras.
A AEPET-BA manifesta sua solidariedade e profundo pesar aos familiares, amigos e colegas de trabalho de Rodrigo.
