Ato em Salvador será às 11h, no Torre Pituba, sede administrativa da Petrobrás
Na próxima quarta-feira, 29 de outubro, trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas de todo o país estarão unidos em mais uma grande mobilização nacional em defesa dos participantes e assistidos da Petros. Em Salvador, o ato acontecerá a partir das 11h, em frente ao Torre Pituba, sede administrativa da Petrobrás na Bahia.
A mobilização faz parte de um movimento nacional articulado pelo Fórum em Defesa dos Participantes da Petros, composto pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), Federação Única dos Petroleiros (FUP), AMBEP, CONTTMAF e FENASPE. O objetivo é pressionar a Petrobrás a quitar suas dívidas com a Petros e realizar o aporte necessário para encerrar os equacionamentos que penalizam milhares de petroleiros e petroleiras em todo o Brasil.
As manifestações ocorrerão de forma descentralizada em diversas capitais, incluindo o Edisen (Rio de Janeiro-RJ), Edisa Valongo (Santos-SP), Torre Pituba (Salvador-BA), Edivit (Vitória-ES), Ediser (Aracaju-SE), Ediman (Manaus-AM) e Edirn (Natal-RN).
Segundo Adaedson Costa, secretário-geral da FNP, essa é uma etapa fundamental da luta em defesa dos direitos dos participantes:
“Essa mobilização será importante para cobrarmos o que a Petrobrás deve para a Petros e, consequentemente, o que deve aos participantes e assistidos do fundo de pensão.”
O dirigente explica que a estratégia descentralizada busca ampliar a participação dos aposentados e pensionistas que não podem se deslocar até o Rio de Janeiro, onde tradicionalmente acontecem os atos centrais.
“Essa mobilização descentralizada tem o condão de oportunizar a participação dos companheiros e companheiras de outras regiões. Juntos, nós conseguiremos avançar e, finalmente, conquistar o alívio justo e necessário no bolso dos participantes”, reforça Adaedson.
O Fórum em Defesa dos Participantes da Petros segue dialogando com a direção da Petrobrás e tenta uma reunião com a presidenta Magda Chambriard, que ainda não definiu data nem apresentou o valor que pretende aportar para solucionar o problema dos equacionamentos.
Chamado à mobilização
A AEPET-BA conclama todos os petroleiros e petroleiras da Bahia — ativos, aposentados e pensionistas — a se unirem nessa jornada nacional de luta.
É hora de mostrar força e defender o direito à aposentadoria digna e o fim dos equacionamentos que atingem diretamente os holerites da categoria.
📍 Local: Torre Pituba, sede administrativa da Petrobrás, em Salvador
🕚 Horário: A partir das 11h
📅 Data: Quarta-feira, 29 de outubro
Vamos juntos cobrar da Petrobrás o que é nosso por direito!
AEPET-BA presente na luta pela justiça e dignidade dos participantes da Petros!
Fonte: Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)
