As diretorias da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e da Federação Única dos Petroleiros (FUP) se reuniram para definir o calendário nacional de lutas comum à categoria petroleira, referente aos desafios da campanha reivindicatória do Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2024.
A decisão da ação unitária entre ambas as entidades surgiu após o recebimento da segunda contraproposta da Petrobrás, no dia 09 de outubro, que está sendo rejeitada pelos petroleiros. As assembleias serão realizadas até o dia 26 de outubro.
Seguindo o indicativo conjunto da FUP e da FNP, as trabalhadoras e os trabalhadores do Sistema Petrobrás estão rejeitando por unanimidade a segunda contraproposta da empresa e aprovando o indicativo de um calendário nacional de paralisações por segmentos, entre os dias 27/10 e 01/11.
Além das assembleias, haverá quatro dias de mobilizações ao final do mês de outubro e início de novembro, que serão organizadas de maneira setorial, com foco nos seguintes temas centrais: avanços no ACT, AMS, efetivo, transferidos e fim dos afretamentos de plataformas.
As duas federações vão enviar um ofício conjunto às empresas do Sistema Petrobrás para solicitar a prorrogação do atual Acordo Coletivo de Trabalho enquanto não houver a assinatura de um novo ACT, e indicarão uma comissão unitária formada por diretores das duas entidades para ir à Brasília (DF), na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), e tratar da CGPAR n°42, na próxima semana.
Confira o calendário nacional de lutas para a campanha ACT 2023-2024:
— 27/10: refinarias e termelétricas;
— 30/10: empresas subsidiárias;
— 31/10: áreas administrativas;
— 01/11: exploração e produção.
A AEPET-BA parabeniza a FNP e FUP pela condução da campanha reivindicatória de forma madura e comprometida e conclama para que os associados e amigos da ativa e aposentados participem do calendário de atividades.
Vamos juntos reconstruir a Petrobrás e reconquistar direitos!
(Com informações da FNP)
