Compartilhe

 

É hoje (18/10), às 13h, a palestra “Impactos Econômicos da Petrobrás na Bahia”, na sala 103, da Faculdade de Economia da UFBA, Praça da Piedade, 06, em Salvador, com o economista do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps) e do Observatório Social do Petróleo (OSP), Eric Gil Dantas.

A iniciativa é da Associação dos Engenheiros da Petrobras, núcleo Bahia (AEPET-BA), do Núcleo de Estudos Conjunturais e do Grupo de Pesquisa em Energia, da Faculdade de Economia/UFBA.

O evento integra as atividades comemorativas pelos 70 anos da Petrobrás, completados no dia 03 de outubro.

A Petrobrás, além de ser uma das maiores empresas da América Latina, é também um grande agente que impacta nas ciências e no processo de formação educacional em diversas áreas de conhecimento: história, geologia, engenharia, economia, entre outras.

A empresa sobreviveu aos ataques de governos e, nos últimos sete anos, a destruição programada em todo o país. Na Bahia, a saída da empresa atingiu a renda e empregos de vários municípios. A venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) criou um monopólio privado encarecendo os preços da gasolina, diesel e gás de cozinha.

Por isso, pensando que a formação dos profissionais é realizada por uma rede de agentes, esse projeto foi criado avaliando o entrosamento dessa rede. A partir do aniversário da Petrobrás, o debate pretende realizar o diálogo entre a comunidade estudantil e a história dessa empresa tão importante.

É necessário ampliar, cada vez mais, o conhecimento sobre a Companhia para que a comunidade acadêmica seja um agente divulgador da trajetória e importância da Petrobrás para contribuir com sua reconstrução. A AEPET-BA defende a reestatização da RLAM e de todos os ativos vendidos na Bahia.

SERVIÇO

Debate: Impactos econômicos da Petrobrás na Bahia

Local: Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) — (Praça da Piedade, 06 – Dois de Julho, Salvador – BA, 40070-010)
Data: 18 de outubro de 2023
Horário:
às 13h


Compartilhe