Compartilhe

Começou o curso “Noções sobre previdência complementar, com ênfase em fundos de pensão e Petros”, na noite de terça-feira (29/08). Neste primeiro encontro, os representantes das entidades e alguns candidatos da chapa Unidade para o Futuro da Petros – Eleições Petros 2023 – deram as boas-vindas aos inscritos e destacaram que o momento de aprendizado impulsiona a luta da categoria.

Gravaram mensagens os candidatos ao Conselho Deliberativo da Petros – ativos – Vinicius Camargo e Rafael Prado (chapa 66) e o candidato ao Conselho Fiscal – ativos e aposentados – Silvio Sinedino (chapa 51).

A primeira aula ficou marcada pela aprovação positiva dos alunos que se mostraram animados com o curso. Eles reconheceram a importância do assunto debatido e elogiaram o conteúdo e o material de apoio disponibilizados. “Excelente. Se soubéssemos antes sobre previdência não teríamos caído neste abismo que estamos vivendo, e não deixaríamos a Petros e a Petrobrás nos enrolar! Mas vamos lutar!”, comentou a participante do curso.

O objetivo do curso é oferecer conhecimentos essenciais para impulsionar a luta da categoria diante dos problemas previdenciários enfrentados, em especial os equacionamentos. Durante as aulas, o ministrador o consultor do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps), Cacau Pereira, abordará temas como a história da previdência no Brasil e a questão das reservas e desequilíbrio do plano.

“Esse é um tema muito espinhoso, é um tema de fato difícil, que a gente tenta com esse curso trazer as informações com clareza, objetividade, mas sem perder o rigor técnico, consolidando entre os participantes a compreensão dos conceitos, da forma de funcionamento, da fiscalização e do papel dos participantes”, destacou Cacau Pereira.

O curso vai até 21 de novembro, com aulas sempre às terças e quintas-feiras, das 18h às 20h, em live exclusiva para os alunos, no canal do YouTube da AEPET-BA. Foi criado um grupo de WhatsApp para compartilhar materiais didáticos, links, referências bibliográficas.

São mais de 200 pessoas entre aposentados, pensionistas, ativos e interessados inscritos no curso.

A iniciativa do curso é fruto da parceria das entidades que compõem o Fórum Baiano em Defesa da Petrobrás, Petros e AMS: AEPET-BA, ASTAPE-BA, Abraspet, Sindipetro-BA, CEPEs.


Compartilhe