Durante o governo de Jair Bolsonaro, o Instituto Conhecimento Liberta (ICL) foi um importante instrumento de enfrentamento às Fake News divulgadas nas redes bolsonaristas. Além disso, fez um trabalho de esclarecimentos à população e de enfrentamento às medidas do governo. Os programas de jornalismo foram usados para desvendar as mentiras do governo anterior.
Fundado pelo empresário Eduardo Moreira e o sociólogo Jessé de Souza, em 2020, o Instituto Conhecimento Liberta (ICL) é uma promissora iniciativa que busca quebrar as barreiras da educação e abrir portas para o conhecimento, demonstrando que a aprendizagem é realmente uma ferramenta libertadora que pode transformar vidas e sociedades. O ICL busca tornar a educação de alta qualidade acessível a todos, independentemente de suas condições financeiras.
De uma ampla gama de cursos aos programas de notícias e jornalismo, O ICL não apenas pretende fornecer conhecimento, mas também incentivar o desejo de aprendizado contínuo e a busca pelo aprofundamento em diversas áreas do conhecimento, debatendo diversos assuntos e oferecendo formação que passa por “Filosofia a Aulas de Inglês” até “Música a Marketing Digital”.
Durante uma entrevista no programa “Jornal da Metrópole no Ar” da Rádio Metrópole, Eduardo Moreira compartilhou a visão por trás do Instituto: “No Brasil, a educação, que deveria ser uma ponte, hoje em dia é uma barreira. Como a gente quebra isso? A ideia do Jessé é fazer um instituto onde as pessoas vão poder estudar tudo, no limite, até de graça. Esse instituto Conhecimento Liberta, todo mundo que gostaria de poder aprender todas essas coisas, naquilo que a gente chama de educação continuada, que é a educação que não acaba nunca, e não tem dinheiro para pagar, pode fazer de graça.”
Já o co-fundador do Instituto Conhecimento Liberta, Jessé de Souza, enfatiza a necessidade de disponibilizar educação de qualidade a toda a população: “Não tem nenhuma coisa mais importante do que a gente instituir a inteligência roubada do povo. Temos muitos inimigos nisso. Pessoas dissimuladas e que vão distorcer, mas, ao mesmo tempo, temos ainda pessoas generosas, que têm gana. A gente sabe que muita gente no nosso país, especialmente o povo, precisa apenas de uma oportunidade. Se tiver uma oportunidade, um lugar onde ela possa aprender, tem gente que vai ter a gana de se aprofundar nisso.”
Quem são os fundadores do ICL?
Eduardo Moreira é empresário, engenheiro, palestrante, escritor, apresentador e ex-banqueiro de investimentos brasileiro. Defende o fortalecimento dos bancos públicos, propõe a taxação das grandes fortunas e é contra as privatizações. Neste ano, durante o governo Lula, foi indicado por Jean Paul Prates para uma das seis cadeiras do governo no Conselho de Administração da Petrobrás.
Moreira teve um posicionamento crítico quanto à última gestão da estatal: “Não dá nem mais para chamar a Petrobrás de uma empresa brasileira. A Petrobrás virou uma empresa gringa, mas ninguém percebeu. O que a Petrobrás está fazendo? Ela está servindo ao seu país gerando emprego, gerando oportunidade, gerando desenvolvimento? Não. Ela virou o seguinte, virou uma saqueadora para servir uma meia-dúzia”.
Jessé José Freire de Souza é sociólogo, advogado, professor universitário, escritor e pesquisador brasileiro que atua nas áreas de Teoria Social, pensamento social brasileiro e de estudos teórico-empíricos sobre a desigualdade e as classes sociais no Brasil contemporâneo.
Foram estas instituições e pessoas que junto com outras tantas defenderam nossa democracia, ICL é informação, militância ativa comprometida, formação e defesa da democracia, um instituto que mostra o que pessoas podem fazer pelo país e por seus iguais, pessoas que poderiam estar entre os opressores, mas faz a opção consciente pelos oprimidos.
Saiba mais no site do ICL