Compartilhe

 

 

O ano de 2024 iniciou junto com o Janeiro Branco, uma campanha que visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população. Em um contexto onde as pressões do dia a dia e os desafios cotidianos podem impactar significativamente o bem-estar psicológico, a iniciativa ganha destaque ao promover a prevenção das doenças mentais, como ansiedade, depressão e pânico.

O mês de Janeiro chegou ao fim, mas o alerta e os cuidados devem continuar durante todo o ano. Na Petrobrás, por toda violência que os empregados foram submetidos, muitos desenvolveram necessidades adicionais de cuidar da saúde mental.

As doenças mentais, que podem ser desencadeadas por diversos fatores, incluindo genética, estresse, abuso de substâncias e traumas, acabam afetando não apenas a qualidade de vida das pessoas, mas também sua capacidade de exercer suas funções laborais. Transtornos como os de humor, esquizofrenia e transtorno bipolar entram nesse cenário, impactando a saúde mental de milhares de indivíduos.
Em casos em que a saúde mental prejudica a capacidade de trabalho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desempenha um papel crucial. A concessão de benefícios por incapacidade temporária e permanente está sujeita a critérios específicos, incluindo a qualidade de segurado e a carência mínima de 12 meses de contribuição previdenciária.

Os benefícios por incapacidade temporária, conhecidos anteriormente como auxílio-doença, são concedidos a indivíduos temporariamente incapacitados para o trabalho devido a uma doença mental. Já o benefício por incapacidade permanente, antes chamado de aposentadoria por invalidez, se destina àqueles permanentemente incapacitados para o trabalho por razões de saúde mental.

Além dos aspectos previdenciários, a campanha Janeiro Branco também destaca a importância de cuidar da saúde mental de maneira preventiva. Algumas orientações incluem ter cautela com expectativas, estabelecer metas realistas, praticar atividades que proporcionem satisfação, investir em hábitos alimentares saudáveis e garantir uma boa qualidade de sono.

A conscientização sobre os sentimentos e a atenção ao momento presente são destacados como medidas essenciais para prevenir ou atenuar o sofrimento emocional. Reconhecer a presença de transtornos mentais é o primeiro passo para buscar caminhos terapêuticos e melhorar a qualidade de vida.

 

Associado(a), se cuide

A Associação dos Engenheiros da Petrobrás, núcleo Bahia (AEPET-BA) renova seu compromisso com o bem-estar e saúde integral de seus associados e associadas, destacando a importância da saúde mental em nossas vidas. Em meio às demandas cotidianas e desafios profissionais, reconhecemos que o cuidado com a mente é uma prioridade que merece atenção constante.

A AEPET-BA incentiva a todos os(as) associados(as) a dedicarem um momento para reflexão e autocuidado, e, em sintonia com esse propósito, reafirma sua parceria com a Vitalmed, uma aliada fundamental neste momento de cuidado com a saúde. Esta parceria oferece não apenas serviços médicos de qualidade a preços acessíveis, mas também reforça nosso compromisso em fornecer suporte abrangente para a saúde mental e emocional de todos os associados e seus dependentes.

Para aderir a esse convênio especial, acesse aqui e aproveite os benefícios.


Compartilhe