Compartilhe

 

A Associação dos Engenheiros da Petrobrás Núcleo Bahia, AEPET-BA lamenta profundamente a morte do petroleiro aposentado e ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA) na manhã desta quarta-feira, 13, após sofrer um infarto. Ele chegou a ser atendido no Hospital do Aeroporto, em Lauro de Freitas, mas não resistiu.

Luiz Alberto Silva dos Santos, ou simplesmente, Luiz Alberto era nascido em Maragogipe, município do Recôncavo onde era pré-candidato a prefeito.

Luiz Alberto se destacou como uma das lideranças do movimento negro baiano, sendo um dos fundadores do Movimento Negro Unificado (MNU) e do PT da Bahia. Atualmente, Luiz Alberto trabalhava na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, como assessor do chefe da pasta, Felipe Freitas.

Na Petrobrás, ele trabalhou na área de vigilância de 1974 a 1976 e depois como Técnico Químico até 1994. Luiz Alberto foi diretor do Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia e do antigo Stiep. Conselheiro do Conselho Estadual de Proteção aos Direitos Humanos, no estado e Conselheiro do Grupo Cultural Olodum e diretor da Associação de Moradores de São Caetano.

Luiz Alberto exerceu cinco mandatos ativos como deputado federal, entre 1997 e 2015, quando se licenciou da Câmara para chefiar a Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade da Bahia entre 2007 e 2008.

Na Câmara Federal se destacou pela defesa dos direitos dos petroleiros e da população negra e da Petrobrás.

Sempre que podia, Luiz Alberto estava presente nas atividades da categoria. Em 16 de março deste ano, Luiz Alberto foi homenageado durante a sessão especial em homenagem aos 25 anos do Conselho Deliberativo da ASTAPE-BA. Na ocasião, ele falou com muito orgulho sobre sua trajetória na empresa.

A AEPET-BA destaca a atuação do companheiro, Luiz Alberto, um homem negro, que lutou contra a discriminação racial, com muita coragem, denunciando o genocídio da juventude negra. Defendeu como poucos a sociedade livre do racismo e exerceu com competência em todas as áreas que autuou. Ele nos deixa o legado de sua vida como exemplo.

Dedicado às lutas dos trabalhadores e das trabalhadoras, dos negros e negras, Luiz Alberto participou das atividades sindicais e na luta política partidária, estando sempre no campo combativo da esquerda, em defesa dos trabalhadores e do povo oprimido.

Siga em paz companheiro, saiba que seu exemplo jamais será esquecido, pois sua história de vida será um farol que continuará iluminando as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras, dos negros e negras.

À família, amigos e colegas de Luiz Alberto nossas mais profundas condolências.

Companheiro Luiz Alberto, presente!


Compartilhe