Compartilhe

 

No auge da crise de reservas em dólares, Sant’Anna cria a Interbras para trocar produtos manufaturados e primários por petróleo.

Lamentamos informar o falecimento ocorrido, no dia 07/07, de Carlos Sant’Anna, que presidiu a Petrobrás entre 1989 e 1990. Sant’Anna também foi diretor da AEPET.

Sant’Anna deu enorme contribuição ao engrandecimento e defesa da Petrobrás, principalmente em reestruturá-la nas relações internacionais, tendo estimulado iniciativas da Braspetro no Iraque e na África, entre outras ações.

No plano administrativo, as mudanças mais importantes ocorreram nas relações com o governo e com os sindicatos de petroleiros.

Lembrando que Sant’Anna foi o criador original da Interbras, Sylvio Massa, diretor de Pessoal da AEPET, sublinha que o ex-presidente da Petrobrás sempre foi, de fato, um exemplo de combatividade pela grandeza da estatal, como monopolista no petróleo e atuante no livre mercado no comércio exterior.

“No auge da crise de reservas em dólares, Sant’Anna cria a Interbras para trocar produtos manufaturados e primários por petróleo, principalmente com o Iraque, Líbia, Argélia e Nigéria. Portanto, a Petrobrás sob sua direção conquistou liderança e respeito em várias áreas”, resume Massa.

Jornalismo AEPET


Compartilhe