Em uma iniciativa inovadora, a QS-PT, Tendência Interna ao Partido dos Trabalhadores, por meio de seus militantes na Setorial Sindical/QSP- Quilombo Socialista Petroleiros e Petroleiras, está convocando as lideranças das entidades petroleiras para uma ação conjunta no enfrentamento ao racismo estrutural e seus desdobramentos no setor.
A proposta, encaminhada em nota, reafirma o compromisso do movimento com a construção de um debate permanente dentro das entidades organizadas na Categoria Petroleira. O objetivo é promover ações políticas efetivas de combate ao racismo no Brasil, incorporando as entidades definitivamente nas lutas antirracistas.
O chamado convoca as entidades da categoria petroleira para colaborarem na formulação de propostas e ações políticas destinadas a combater o racismo estrutural do Estado brasileiro. O processo, delineado como contínuo e sem trégua, visa não apenas punir atos racistas, mas também discutir propostas políticas para reparação econômica e financeira ao povo negro, especialmente no mundo do trabalho.
A QS-PT destaca a importância de aprender com os erros do passado, apontando para a desestruturação causada no início das atividades de exploração e produção de petróleo pela Petrobras, principalmente no Recôncavo baiano. O documento ressalta a “expulsão branca” que resultou na desalocação de trabalhadores negros e negras, agricultores e agricultoras rurais, deixando danos sociais, ambientais e fundiários até os dias de hoje.
A proposta da QS-PT vai além de eventos pontuais, propondo um debate e construção contínuos que façam parte da ação política diária das entidades envolvidas. A expectativa é que esse movimento ganhe força e se consolide em um calendário anual de atividades coordenadas no seio da categoria petroleira.
