Compartilhe

A AEPET-BA conclama seus associados, associadas e toda a categoria petroleira a se juntar à população baiana neste domingo (14 de dezembro), a partir das 10h, no Cristo da Barra, em uma grande mobilização em defesa da democracia, da justiça e da vida das mulheres.

O país volta às ruas diante da grave tentativa do Congresso Nacional de aprovar, de forma acelerada e silenciosa, o chamado PL da Dosimetria, que reduz penas de condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, um ataque direto ao Estado Democrático de Direito.

A votação realizada na calada da noite, sem debate público, representa um retrocesso que abre brechas jurídicas para aliviar penalidades de envolvidos na tentativa de golpe, inclusive do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de prisão.

A mobilização também reforça o grito que ecoou no Levante Mulheres Vivas, na última semana, quando milhares denunciaram a escalada da violência de gênero e os altos índices de feminicídio no Brasil. Agora, as duas pautas se unem em um mesmo ato: contra a anistia aos golpistas e contra o feminicídio.

Além do conteúdo antidemocrático do PL, a sessão que aprovou a proposta foi marcada por agressões da Polícia Legislativa a jornalistas que apenas cumpriam seu papel, violando frontalmente a liberdade de imprensa e os princípios democráticos.

Por orientação do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, jornalistas, repórteres fotográficos e cinematográficos e assessores de imprensa foram retirados pela Polícia Legislativa do Plenário da Câmara, e impedidos de realizar seus trabalhos. É mais um sinal de que a sociedade precisa reagir.

Leia mais: Fenaj e SJPDF repudiam grave censura à imprensa e agressões a jornalistas na Câmara dos Deputados

Para a AEPET-BA, ir às ruas é uma necessidade histórica. É afirmar que não aceitamos retrocessos, que defendemos a Constituição e que queremos um Brasil onde a justiça prevaleça e a violência — política ou de gênero — não seja tolerada.

A democracia só permanece viva com o povo mobilizado.

Neste domingo, venha com a AEPET-BA defender o Brasil, a justiça e a vida.

Sem anistia para golpistas! Basta de feminicídio!


Compartilhe