Compartilhe

 

Hoje se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra e 328 anos do assassinato de Zumbi dos Palmares

Logo mais, às 14h, a Coordenação de Entidades Negras (Conen) organiza a 44ª Marcha Zumbi e Dandara dos Palmares, saindo da Praça do Campo Grande, em Salvador.

Já a 20ª Caminhada da Liberdade, inciativa do Fórum de Entidades Negras, realiza concentração em frente à Senzala do Barro Preto, no Curuzu, no mesmo horário.

Este ano, a 44ª Marcha expressa sua indignação com o brutal assassinato da líder quilombola Bernadete Pacífico, bem como com a atual situação de sofrimento e mortes do povo do Haiti.

Bernadete Pacífico, de 72 anos, liderança quilombola baiana e coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), foi assassinada a tiros dentro da associação do Quilombo Pitanga dos Palmares, na noite desta quinta-feira 17 de agosto. “O absurdo ocorrido que ceifou vida da nossa irmã e companheira liderança ativista da luta  quilombola no Quilombo Pitanga dos Palmares/ Caipora  na Bahía, ampliou o foco sobre  uma realidade de violência de natureza diversa, de a muito tempo vivenciada no Brasil, em especial na Bahia”, expressa o manifesto divulgado pelo Conen.

 

Leia na íntegra o Manifesto divulgado pelo Conen

Com o espírito de luta das REVOLTAS DOS MALÊS E DE BÚZIOS, reacendendo as chamas do imenso legado da luta quilombola dos palmarínos e palmarínas, voltamos mais uma vez às ruas para gritar bem forte sobre a realidade do povo negro neste momento de violências e assassinatos, não apenas indignados(as), mas principalmente revoltados(as) com o brutal assassinato da líder quilombola BERNADETE PACÍFICO, bem como com a atual situação de sofrimento e mortes do POVO DO HAITI

O absurdo ocorrido que ceifou vida da nossa irmã e companheira liderança ativista da luta quilombola no Quilombo Pitanga dos Palmares/ Caipora  na Bahía, ampliou o foco sobre  uma realidade de violência de natureza diversa, de a muito tempo vivenciada no Brasil, em especial na Bahia. É caso emblemático considerando o contexto em que ocorreu onde a vítima estava sob proteção policial, ou seja do Estado, vivendo sob ameaças oriundas de setores discordantes da presença do referido quilombo, revelando interesses na área, em um clima onde o filho da mesma BINHO DO QUILOMBO também foi assassinado em 2017, crime esse até o momento não elucidado. Para Bernadete e Binho foi negado o mais fundamental dos direitos: O DIREITO À VIDA.

Compromissada com essa luta, a 44ª Marcha da Consciência Negra Zumbi-Dandara dos Palmares e a CONEN – Coordenação Nacional de Entidades Negras ao tempo em que presta HOMENAGEM PÓSTUMA À BERNADETE, não têm dúvida que continuará integrada à luta da comunidade honrando a memória de Bernadete e exigindo dos órgãos responsáveis rigorosa apuração, bem como, severa punição dos executores e mandantes.

Outra bandeira que estamos levantando nessa edição da marcha diz respeito ao nosso consciente compromisso com a luta internacional com destaque para a região da América Latina e Caribe, onde vamos encontrar o HAITI o mais pobre das Américas, pais este o qual, detentor de uma  simbólica e vitoriosa  luta de libertação, vem passando por sucessivas crises sócio-políticas, como também catástrofes ambientais. No momento atual aguça-se essa realidade de violências no contexto da população que  vem sendo atacada por gangues com sequestros e  assassinatos a serviços dos interesses das classes dominantes, onde 2400 pessoas já foram  assassinadas desde o início deste ano, com forte reação dos movimentos sociais e organizações humanitárias.

Frente a essa terrível e complexa realidade, deliberamos, também por prestar nossas homenagens e solidariedade ao povo sofrido daquele pais apoiando os movimentos que em um esforço sobre-humano continua resistindo na tentativa de recuperar a paz no território, de onde já partiram diversos indivíduos e famílias em busca de refúgio em outros países.

O dia 20 NOVEMBRO se constitui em uma data consolidada pela luta negra no Brasil como “DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA” em homenagem à resistência e luta de negros e negras do QUILOMBO DOS PALMARES, episódio histórico que durou 100 anos e teve como seu último líder o herói ZUMBI DOS PALMARES cujo legado é aclamado anualmente nesta data na Bahia e demais estados.

Celebração esta, que  todos os anos trazemos às ruas para, em nome de ZUMBI e DANDARA homenagear   todos e todas revolucionários(as) daquele quilombo, os quais, nos deixaram um forte legado de determinação e luta contra a opressão e assassinatos colonialistas do período, cujos sucessores(as) fizeram-se presentes ao longo da história até os tempos atuais.

Manter este revolucionário fato histórico sempre na mente e nos corações do nosso povo significa reacender a chama do espírito revolucionário do povo negro, necessária para impulsionar a luta do conjunto dos oprimidos e oprimidas, em especial a população negra, enquanto maioria do povo brasileiro, sobre a qual desaba toda carga opressora.

A nós da luta negra neste país, que sofremos com a regressão e a recessão econômica, cabe seguir resistindo e ousando.

Concebemos que as organizações negras verdadeiramente compromissadas com a luta de combate ao racismo, enquanto sujeitos políticos das conquistas da população negra brasileira, estão frente a novos monstruosos desafios no Brasil e no mundo, devido à ampliação do racismo, muitas vezes assassino, e das desigualdades, bem como ao aprofundamento da crise nacional e internacional.

Os grupos vulneráveis economicamente, nos quais a população negra é demograficamente expressiva, constituem historicamente a base da elevada pobreza e da classe trabalhadora brasileira.

Vale aqui afirmar que, em continuidade das lutas do passado, ao longo das ultimas décadas a luta do Movimento Negro tem garantido mudanças na vida da população negra brasileira, frutos de reivindicações históricas.

 Fieis a um dos nossos lemas e com determinação pan-africanista, entendemos que independente das dificuldades, não devemos recuar jamais do compromisso  com a memória daqueles e daquelas que nos antecederam na luta, seja no continente africano ou na diáspora.

VIVA O QUILOMBO DOS PALMARES !!!

VIVA ZUMBI !!!

VIVA DANDARA !!!

BERNADETE PACÍFICO PRESENT0E  !!!

A LUTA DO POVO DO HAITI 1791 – 1804 – 2023, DEFENDER É PRECISO !!!

HAITI TODO APOIO PARA SUPERAÇAO DA CRISE É URGENTE E NECESSÁRIO   !!!

SALVE O MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA !!!

SOMOS TODOS E TODAS QUILOMBO DOS PALMARES !!!

NOSSA CONCEPÇÃO DE LUTA :A LUTA ANTIRRACISTA É COMPROMISSO DE TODAS E TODOS VERDADEIROS(AS)  REVOLUCIONÁRIOS(AS) !!!

SE VIDAS NEGRAS IMPORTAM, TORNA-SE IMPERATIVO  FAZER AVANÇAR  A LUTA NEGRA NO MUNDO !!!

COALIZÃO MARCHA DA CONSCIÊNCIA NEGRA ZUMBI – DANADRA D0S PALMARES

COORDENAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES NEGRAS – CONEN

FÓRUM CONEN – BAHIA

Salvador – Bahia / setembro / 2023 


Compartilhe