A Petrobrás está firmando parcerias estratégicas com representantes do setor sucroenergético do Nordeste para impulsionar o desenvolvimento de combustíveis renováveis. O presidente da empresa, Jean Paul Prates, anunciou a criação de grupos de trabalho em sua rede social, após participar de uma reunião técnica nesta segunda-feira, 22 de janeiro.
Durante o encontro, Prates destacou a intenção da Petrobrás de colaborar estreitamente com o setor, analisando cenários e tendências na produção de etanol e combustíveis sintéticos. O foco do estudo será o aproveitamento de matérias-primas como a biomassa, com ênfase no reaproveitamento do bagaço da cana-de-açúcar.
“Nas apresentações, tratamos das novas rotas tecnológicas da Petrobras na garantia de novos combustíveis, com destaque para o potencial do etanol, que pode ser utilizado para a produção de combustível de aviação sustentável (SAF)”, afirmou Prates em sua rede social.
O Grupo de Trabalho terá a missão de elaborar e desenvolver novos projetos de combustíveis renováveis. Além disso, Prates afirmou que poderão ser assinados termos de cooperação visando o avanço de projetos de pesquisa e desenvolvimento.
Além do presidente da estatal, estiveram presentes na reunião o diretor executivo de logística, comercialização e mercados, Claudio Schlosser, consultores e especialistas da Petrobrás. Representantes do Sindicato da Indústria de Álcool dos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí (Sonal), juntamente com dirigentes estatutários das usinas Estivas, Grupo Faria e Grupo Telles, empresas com atuação em Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, também participaram do encontro.
A expectativa é de que a parceria com o setor sucroenergético do Nordeste resulte em avanços significativos no desenvolvimento de combustíveis mais sustentáveis e alinhados com as demandas ambientais globais.
