Compartilhe

 

Em 23 de abril, a AEPET-BA solicitou ao então presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates a implementação imediata, na Bahia, de forma presencial, do novo modelo do Programa de Avaliação da Saúde do Aposentado (PASA), que foi lançado em 11 de abril, em São Paulo. Para os outros estados, aposentados precisam usar o aplicativo.

No documento, a entidade justificou o pedido, considerando que o estado congrega o segundo maior contingente de aposentados da Petrobrás, depois do Rio de Janeiro. Além disso, os aposentados enfrentam muitas dificuldades nas solicitações de atendimentos e consultas, via on-line, por meio de aplicativos e site. E se isso fosse pouco, existem muitas situações de saúde impossíveis de serem resolvidas via atendimento digital.

Na ocasião, a AEPET-BA reiterou a necessidade de implementar um posto de atendimento presencial da AMS (hoje Saúde Petrobrás), no Torre Pituba, em Salvador. Aposentados e pensionistas reclamam que não conseguem resolver questões e dúvidas pelo site da AMS.

A gerência de Recursos Humanos da Petrobrás, por meio do Diretor Regulatório e Saúde, respondeu a correspondência encaminhada pela entidade, no dia 18 de junho.

Em resposta, o RH informou que para funcionar o PASA, em Salvador, a Petrobrás precisa de pelo menos mais seis meses, porque além da contratação do espaço com a Petros, serão indispensáveis também obras civis de adequação para atendimento em saúde, além das licenças de vigilância sanitária e demais documentos de legalização.

Foi lembrado, ainda, que na capital baiana, os usuários do PASA podem continuar sendo atendidos pela clínica ambulatorial Clivale.

Em relação ao posto de atendimento administrativo para atendimento presencial da AMS (hoje Saúde Petrobrás) foi informado que a previsão de abertura é no dia 31 de julho, no Torre Pituba (ex-Ediba)

A AEPET-BA agradece a atenção dispensada pelo RH e o retorno dos requerimentos que vão facilitar o atendimento aos aposentados. Por isso, vamos ficar no aguardo da implementação presencial desses serviços.

Mas, reiteramos, mais uma vez, a necessidade da reabertura, na Torre Pituba, em Salvador, do posto de atendimento da AMS como acontecia antes do programa de desinvestimentos da empresa.

É bom lembrar que já foi enviada solicitação ao presidente da Petros, Henrique Jaeger, a reabertura do posto da Petros também na Torre Pituba. Estamos aguardando resposta.

 

O novo PASA

O PASA pode ser utilizado por aposentados (de qualquer idade) e pensionistas acima de 60 anos que tenham interesse em fazer uma avaliação médica anual, semelhante ao exame periódico dos empregados ativos, adaptada às novas necessidades desse público. Todos os serviços realizados por meio do PASA são isentos de coparticipação.

O novo modelo de operação do PASA, previsto no Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2025, inclui estratégias de atenção primária à saúde, em alinhamento às recomendações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).


Compartilhe