Compartilhe

Petroleiros do Conjunto Pituba, em Salvador, vão realizar um protesto presencial, nesta terça-feira (22/06), às 10h30, na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT-BA), no Corredor da Vitória. O objetivo da manifestação é denunciar o descumprimento do acordo assinado pela Petrobrás com o órgão, em dezembro de 2019, durante o processo de desativação da unidade. O acordo ainda está em vigor.

Segundo os trabalhadores, a empresa desrespeitou várias cláusulas do acordo com o MPT-BA e continua praticando assédio moral organizacional. Depois que a empresa anunciou a desativação da sede administrativa, em 2019, no Itaigara, os gerentes da empresa adotaram várias medidas para pressionar os trabalhadores a aceitarem as transferências para o Rio de Janeiro.

Passados dois anos do acordo, a Petrobrás continua pressionando os trabalhadores a aceitarem as transferências, embora o acordo garanta as situações de excepcionalidade. A estatal também alterou a composição do Comitê Permanente de Gestão da Mudança, desviando sua finalidade.


Compartilhe