Compartilhe

 

O presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, cancelou a agenda prevista para quinta-feira (13/04) na Bahia.  Prates iria acompanhar a retomada do funcionamento dos campos de petróleo e gás de Araças e falar sobre a volta dos investimentos da estatal no estado. A informação foi divulgada pelo Sindipetro-BA, nesta segunda-feira (10/04).

De acordo com Prates, a data será remarcada. Causa certa estranheza a centralização das informações sobre a agenda do presidente Jean Paul Prates em apenas uma entidade, o Sindipetro-BA, em vez de criar um canal de comunicação direto com a força de trabalho. Foi o que aconteceu, inclusive, durante a primeira visita de Prates à Bahia, em março.

Entendemos que as relações da empresa com a sociedade e com os seus empregados devem seguir critérios de transparência e isonomia. Assim como os comunicados oficiais da empresa devem ser públicos e não restritos, usando a intermediação de entidades, que, por sua vez, devem manter a autonomia e independência perante a empresa.

A produção do campo de petróleo e gás de Araças, localizado no Polo Bahia Terra, estava paralisada desde dezembro de 2022 por determinação da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), após auditoria ter constatado irregularidades e problemas com a segurança.

Segundo a Petrobrás, a ANP autorizou a retomada da produção do campo de Araçás em fins de março. Desde então, a empresa iniciou a execução dos procedimentos operacionais para o retorno seguro da operação de poços, dutos e estações de tratamento de óleo e compressão de gás natural desse campo, o que possibilitará o reestabelecimento de aproximadamente 27% da produção do Polo.

Sobre esse assunto, a AEPET-BA, com base nos comunicados da Petrobrás, divulgou o resultado de uma reunião, que aconteceu no início de março, com a participação do gerente geral da UN-BA, Frederico Vieira, e o Gerente Executivo de Terra e Águas Rasas (TAR), Paulo Marinho. Nesse encontro, eles falaram sobre a desinterdição de 38 instalações do Bahia Terra e os desdobramentos do Plano de Negócios 2023/2027 referente à UN-BA. O Plano prevê investimentos no valor de US$ 800 milhões para o Polo Bahia Terra, com a previsão de 140 perfurações de solo e cerca de 900 intervenções em poços que envolvem os campos de produção. Além de outras atividades para a retomada da produção dos campos.

 

Saiba mais aqui – Polo Bahia Terra receberá investimentos de US$ 800 mi


Compartilhe