Compartilhe

A atual representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobras, Rosangela Buzanelli (1000), foi reeleita para o próximo mandato, com 66,03% dos votos.  O resultado da eleição do CA foi divulgado nesta segunda-feira (31/01).

Rosangela teve o apoio massivo dos petroleiros e petroleiras, em uma campanha unitária, que envolveu a FUP, a FNP, todos os sindicatos de petroleiros, além da AEPET (Associação dos Engenheiros da Petrobras) e da Anapetro (Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras). A unidade em torno de seu nome foi bastante elogiada pela categoria.

A geóloga usou as redes sociais para agradecer o apoio dos petroleiros e suas entidades representativas, “só tenho a agradecer toda essa confiança no meu trabalho e garantir que nossa luta seguirá firme no CA. E, o melhor de tudo, com cada um de vocês, trabalhadores, ao meu lado, defendendo uma Petrobrás forte, estatal, integrada e a serviço do povo brasileiro”.

Rosangela teve 5.455 votos, praticamente o dobro de todos os votos obtidos pelos demais candidatos, todos homens, que disputaram a eleição do CA.

O ex-diretor de Exploração e Produção, Guilherme Estrella, também se manifestou publicamente sobre o resultado da eleição. “A geóloga Rosângela Buzzaneli foi reeleita representante dos empregados no CA da Petrobrás..realizou um trabalho excelente em seu primeiro mandato e conseguiu, pela primeira vez, unir todos…, mostrando que o momento exige unidade e superação de divergências agora periféricas.”

Em 2020, quando se candidatou pela primeira vez, Rosangela foi eleita também em primeiro turno, com cerca de 54% dos votos, algo até então inédito nas disputas pela vaga dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobras.

Desde então, tem sido uma voz dissonante no CA, manifestando-se contra a privatização dos ativos promovida pela gestão da empresa e na defesa de uma empresa estatal, 100% pública e integrada. Construiu um mandato coletivo com o apoio dos trabalhadores e suas entidades representativas.

Live com Rosangela

Na semana passada, a AEPET-BA promoveu um evento online, entrevistando Rosangela Buzanelli, transmitido pelo canal do YouTube e página do Facebook da entidade. A Live teve a mediação do presidente da AEPET-BA, Marcos André, e da vice-diretora de Comunicação da AEPET, Patrícia Laier.

Na Live, os associados tiveram a oportunidade de conhecer sua atuação no Conselho de Administração e a trajetória na empresa. Em março completará 35 anos de Petrobrás, com vasto conhecimento da petrolífera e experiência profissional tanto na área operacional, quanto na administrativa.

A engenheira geóloga formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Rosangela Buzanelli, na Live, provocou os petroleiros para que continuem na luta, agora mais do que nunca, contra a privatização da empresa. “Agora, o que eles levaram nós vamos pegar de volta! Nós temos todas as condições de resistir, de construir um Brasil melhor, um mundo melhor e de resgatar tudo que nos foi tomado. Não tem desânimo! Não tem conformismo! Nós vamos pegar de volta! E temos que gritar isso para os quatro cantos para aqueles que estejam pensando em comprar a Petrobrás pense duas vezes. Não tem ato jurídico perfeito. Vamos lutar e pegar de volta. A Petrobrás fica na Bahia, fica em todos os cantos do Brasil, só precisamos de determinação, de unidade e de disposição de luta”, afirma Rosangela.

A AEPET-BA parabeniza os trabalhadores ativos que participaram da eleição e tornaram possível a recondução de Rosangela. Ainda assim sempre teve posição respeitosa com à candidatura do associado da entidade, Wilson Cedraz, que participou da disputa, com o número 0122.

Estão de parabéns Rosangela Buzanelli, representante eleita, a FNP e a AEPET por demonstrarem, na prática, o desejo de unidade e a capacidade de transigir pela construção da unidade entre as principais entidades da Categoria. O desejo da categoria é que todas as entidades tenham a mesma grandeza e nos momentos mais importantes da vida da categoria saibam abrir mão de suas vaidades e ajudem a construir a unidade.

 


Compartilhe