Compartilhe

 

Em reunião tripartite realizada na quarta-feira, 06 de março, representantes da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) reiteraram o compromisso de lançar uma nova resolução CGPAR ainda este mês, visando aprimorar as negociações entre os sindicatos dos trabalhadores e as empresas estatais não dependentes.

Participaram do encontro a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP), juntamente com representantes da Petrobrás.

Durante a reunião, a SEST destacou a intenção de elaborar um texto mais claro e objetivo, delineando claramente as possibilidades e limitações para as negociações entre as partes. A proposta é estabelecer uma lógica que favoreça uma maior liberdade de negociação, ressaltando que isso não implica em “liberdade total”, mas que oferece diretrizes mais específicas e evitando ambiguidades que possam dificultar o entendimento e a implementação das normas.

As Federações aproveitaram a oportunidade para expressar aos gestores da Petrobrás a intenção imediata de iniciar negociações para a implementação do custeio 70×30 da Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS) e a Hora Extra Troca de Turno (HETT) a 100%. O objetivo é retroagir as alterações para 1º de março de 2024.

A SEST também informou que está em constante busca por melhorias nas condições de negociação, especialmente para as empresas estatais dependentes, visando superar os obstáculos estabelecidos pelas resoluções vigentes.

A expectativa é de que a nova resolução, uma vez publicada, proporcione um ambiente mais favorável para a negociação coletiva, beneficiando tanto os trabalhadores quanto às empresas estatais não dependentes. A transparência e a clareza nas diretrizes devem contribuir para uma relação mais equilibrada e construtiva entre as partes envolvidas.

(Com informações da FNP)


Compartilhe